Mostra de filmes em Florianópolis destaca obras de cineasta haitiano

Entre os dias 8 e 11 de dezembro, Florianópolis recebe a Mostra de Cinema Raoul Peck: Um Cineasta do Haiti, com alguns filmes de ficção e documentários do cineasta haitiano Raoul Peck. O evento será realizado no cinema do CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Florianópolis), em parceria com as atividades do Cineclube UNISUL. A abertura da mostra conta com a participação especial da Profa. Dra. Janaína Oliveira, idealizadora e coordenadora do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro, que falará sobre a vida e a obra do cineasta. O evento é gratuito.

Raoul Peck nasceu em Porto Príncipe, Haiti, em 1953. Desde que deixou o país com a família, aos oito anos de idade, fugindo da ditadura de François Duvalier – o “Papa Doc” –, Peck morou e estudou em diferentes lugares do mundo: República Democrática do Congo, Alemanha, Estados Unidos, França. Iniciou estudos na área de engenharia industrial, antes de se formar em cinema, em Berlim, em 1988. Foi Ministro da Cultura do Haiti entre 1996-97, durante o governo do presidente democraticamente eleito René Préval. Tanto sua obra de ficção quanto seus documentários são marcados por seu forte ativismo político. Desde 2010, Raoul Peck é presidente de La Fémis, em Paris, uma das mais renomadas escolas de cinema da França.

A Mostra de filmes Raoul Peck: Um Cineasta do Haiti é uma realização da Dois Plátanos Produções Cinematográficas, em parceria com a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França e o Institut Français. O evento conta com o apoio do Curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL, através do Cineclube Cinema UNISUL e seus respectivos parceiros: Cinema do CIC, Fundação Catarinense de Cultura – FCC, e Governo de Santa Catarina.

Também apoiam o evento o Fundo Municipal de Cinema – FUNCINE, o Fórum Itinerante de Cinema Negro – FICINE, o Curso de Cinema da UFSC e a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC – SecArte UFSC.

mostra de cinema

Fonte: ImigraFloripa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login