Morreu Herman Andiba, companheiro de cela de Nelson Mandela

Publicado em: 12/06/2017 às 09:12

toivo-nujoma-750x440

Morreu um dos líderes negros que enfretaram o Colonialismo no sudoeste da África, Herman Andiba Toivo Ya Toivo, o mesmo dividiu cela com Nelson Mandela, líder pacifista da luta contra o apartheid. Ele tinha 93 anos e veio a óbito na sexta (9) e ontem foi homenageado na Namíbia.

Herman era membro da Swapo (Organização do povo do sudoeste da África) organização que dirige a Namíbia desde sua independência em 1990, onde ocupou o cargo de Secretário Geral, além de ter sido ministro em diversas áreas.

Teve a coragem de enviar a ONU (Organização das Nações Unidas) depoimentos gravados de trabalhadores sul-africanos, denunciando as péssimas condições de trabalho. Acabou sendo preso com mais 36 namíbios em 1966, sendo encarcerado na prisão de Robben Island por 16 anos, onde também foi preso Nelson Mandela, e passou 18 anos também preso.

O CNA (Congresso Nacional Africano) partido de governo na África do Sul foi aliado da Swapo durante a luta contra o Apartheid – lembra Toivo Ya Toivo como “um lutador pela liberdade” e um “pan-africanista e internacionalista progressista” que também defendeu a causa dos trabalhadores.

Herman Andiba representa, junto com outros líderes africanos, a tentativa dos povos de se livrarem das garras do imperialismo, viveu na luta pela libertação da Namíbia e pela independência de seu povo.

Fonte: Causa Operária.

Deixe uma resposta