Morre, aos 75 anos, o cantor Jair Rodrigues

jairMorreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 75 anos, o cantor Jair Rodrigues. A causa da morte, que teria ocorrido na casa do artista, em Cotia (SP), ainda não foi divulgada. Jair Rodrigues de Oliveira, famoso intérprete de samba e bossa nova, nasceu em 6 de fevereiro de 1939, em Igarapava (SP). Sua carreira teve início nos anos 1950, no interior de São Paulo. No início da década de 60 foi para a capital, com o irmão Jairo, onde ao participar de um programa de calouros na televisão. Foi o primeiro lugar no Programa de Cláudio de Luna, na Rádio Cultura.

Jair Rodrigues também foi um dos pioneiros em gravar e fazer sucesso com os sambas enredo das escolas do Rio de Janeiro, com destaque para “Bahia de Todos os Deuses” e “Martin Cererê”.

Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele gravou seu primeiro disco em 1963. Porém, foi com o segundo álbum — Vou de samba com você–, em 1964, que o artista estourou. Entre os sucessos estava Deixa isso pra lá, de Alberto Paz e Edson Meneses.  Sua discografia, traz, ainda, clássicos como  O samba como ele é (1964) e Dois na Bossa (1965), fruto de uma parceria com Elis Regina.

O trabalho de Jair com Elis,aliás, foi além da música. Os dois apresentaram juntos “O Fino da Bossa”, programa da TV Record. Hoje, Jair é considerado um dos artistas mais importantes do selo Trama, de João Marcello Bôscoli, filho de Elis Regina.

Fonte: http://www.ebc.com.br/cultura/2014/05/morre-aos-75-anos-o-cantor-jair-rodrigues

Foto: http://secretariadecultura-sjdr.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.