Moçambique: Lançam DVD sobre Agostinho Neto

  Foi lançado no Centro Internacional Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, na presença do Presidente Armando Gubuza, um DVD intitulado “Moçambique Fala de Agostinho Neto”.

A iniciativa é da Fundação Agostinho Neto em parceria com a FRELIMO e tem como objectivo de celebrar o 90º aniversário natalício do primeiro Presidente de Angola.

O DVD vai ser apresentado por Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto e presidente da fundação. É uma recolha de testemunhos dos feitos do fundador da nação como político e homem de cultura. Vão assistir ao lançamento do DVD “Moçambique Fala de Agostinho Neto” figuras do corpo diplomático e do Governo de Moçambique e várias individualidades daquele país ligadas à cultura.

António Agostinho Neto nasceu no Icolo e Bengo, a 17 de Setembro de 1922 e morreu em Moscovo no dia 10 de Setembro de 1979. Era médico, formado nas Universidades de Coimbra e de Lisboa. Em 11 de Novembro de 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola, até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o “Prémio Lenine da Paz”. Publicou várias obras literárias, com destaque para “Sagrada Esperança” e a “Renúncia Impossível”, editado em Luanda pelo Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD) em 1982, a título póstumo.    Em 1957, publica “Quatro Poemas de Agostinho Neto”, na Póvoa do Varzim. Lança em Lisboa, em 1961, “Poemas” na Casa dos Estudantes do Império. No ano de 1974 volta com o “Sagrada Esperança”, Lisboa, Sá da Costa, livro que inclui os poemas dispersos. Como político deixou textos doutrinários que fazem dele o mais importante político mundial do Século XX:  “Quem é o Inimigo…. Qual é Nosso Objectivo? (1974), “Destruir o Velho para Construir o Novo (1976) e “Ainda o Meu Sonho (1980).

Foto: Viúva de Agostinho Neto (ao centro) apresenta em Maputo DVD sobre o fundador da nação. Fotografia: Dombele Bernardo

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.