Mobilização pede a suspensão de novas demarcações de terras indígenas no estado

Sessão ordinária 13 06 2013
Sessão ordinária 13 06 2013

Diversos municípios catarinenses, entre os quais Abelardo Luz, Araquari, Arvoredo, Cunha Porã, Leblon Régis, Saudades, Paial, Palhoça, Seara e Vitor Meireles, sediam atos nesta sexta-feira (14) em prol da suspensão de novas demarcações de terras indígenas e da revisão dos recentes laudos antropológicos emitidos pela Funai. A Informação foi destacada pelo deputado Reno Caramori (PP) na sessão ordinária da manhã desta quinta-feira (13).

O movimento, de âmbito nacional, é promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e coordenado no estado pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC). Um dos objetivos dos eventos, afirmou Caramori, é protestar contra as supostas irregularidades existentes na Funai.

“Não podemos mais admitir que haja mais demarcações de terras em Santa Catarina, estado onde temos um pequeno percentual da população com origem indígena. Quem está promovendo toda essa confusão no país, buscando todas essas demarcações, não são somente os indígenas, mas pessoas de muitas outras etnias, muitas delas de Brasília e com interesses variados”, disse.

A mobilização pretende ainda alertar para a atual situação dos produtores de alimentos no estado, os grandes prejudicados, segundo afirmou o parlamentar, pela onda demarcatória. “Os índios produzem balaios, arcos e flechas, lembrancinhas e colares, artigos que fazem parte da sua civilização, mas não produzem alimentos, que são os produtos mais sagrados na vida do ser humano e dos animais”, disse.

Os atos reivindicatórios estão programados para ocorrer entre 9 e 14 horas, nas rodovias e praças dos municípios.

Foto: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Fonte: Asambleia Legislativa – Santa Catarina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.