Ministério da Cultura suspende convênio com a maior escola de cinema da América Latina

A Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Mariana Ribas,  após 30 anos, suspendeu por tempo indeterminado, a parceria com uma das mais importantes instituições de formação de cinema do mundo: a Escola de Cinema e TV de Cuba (EICTV). O convênio financiava alunos brasileiros no curso que tem duração de três anos com valor total de 15 mil euros. O governo brasileiro custeava o valor integral das anuidades dos últimos dois anos e parte do primeiro. Os selecionados também tinham direito à hospedagem, alimentação, transporte, assistência médica e material para produção de cinema e vídeo. A cada ano, seis vagas eram destinadas à estudantes brasileiros, totalizando menos de 100 mil euros por ano (cerca de 340 mil reais), ou seja, um investimento pequeno frente ao retorno de conhecimento, experiência e formação na área de audiovisual do Brasil.

Sobre a Escola de Cinema e TV de Cuba

A Escola de Cinema e TV de Cuba surgiu à partir da iniciativa do Comité de Cineastas da América Latina, formado por uma geração de artistas que modernizou a expressão cinematográfica na América Latina e que idealizou uma instituição que promovesse a troca de experiências com jovens cineastas latinos e de diversas parte do mundo para o desenvolvimento do “novo cinema latino-americano”.

Este projeto, que reuniu também cineastas da África e Ásia, pode ser materializado graças à generosa colaboração de Cuba e ao apoio decisivo e incondicional do escritor colombiano, Gabriel García Márquez. Cuba ofereceu as instalações e manutenção básica e García Márquez articulou a matriz institucional para viabilizar este projeto cultural de ponta, por meio da Fundação do Novo Cinema Latino-americano. Quando pensávamos que a era de bloqueio contra Cuba era um episódio ultrapassado da história, ele renasce de diversas formas.

Aqui no Brasil, nas mãos de um governo ilegítimo e em outras partes do mundo, por lideranças que pouco contribuem com uma visão de solidariedade internacional. Perde o Brasil. Perde a América Latina. Perde o cinema. Perde a Cultura. Perdemos todos.

EICTV – Escuela Internacional de Cine y Televisión

 

Fonte: Alerta Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.