Mestrado de Marielle sobre violência do Estado será lançado como livro nesta quarta

Reprodução/ Youtube PSOL

A produção acadêmica da vereadora Marielle Franco (PSOL), executada no Rio de Janeiro em março deste ano, deu origem ao livro “UPP – A redução da favela a três letras”, da editora n-1 Edições, sobre a militarização da segurança pública e a violência estrutural do Estado nas favelas cariocas. O  livro será lançado nesta quarta-feira (7) no espaço cultural Aparelha Luzia, na região central de São Paulo, com a presença de Anielle Franco, irmã da ex-vereadora.

O texto é a dissertação de mestrado em Administração Pública que Marielle defendeu na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2012, com prefácio de Frei Betto e organização de Lia Mattos Rocha.

A curadoria do lançamento é de Sônia Sobral e do ator Sidney Santiago. “O livro da Marielle é uma ferramenta de luta para este tempo que vivemos hoje. Como diz Frei Betto no prefácio, ‘este livro é como um pão quente que deve ser compartilhado’. É um livro que mostra como a ciência é importante para entender demandas sociais. Ainda mais agora, com um governo que não reconhece o poder da ciência, o poder da educação para transformar o bem comum”, disse Santiago.

O Aparelha Luzia fica na rua Apa, 78, no bairro Campos Elíseos. O evento de lançamento começa às 20 horas e a entrada é gratuita, com direito a apresentações culturais em homenagem a Marielle.

Estão confirmadas as participações de Akins Kinte, Allan da Rosa, Ana Maria Gonçalves, Areta Sadick, Casadalapa, Coletivo Transversa, Erica Malunguinho, Gumboolt Dance Brasil, Lia de Mattos Rocha, Lucelia Sérgio Cia Os Crespos), Micro Roteiros da Cidade, Monica Benicio, Paulistanos, Raul Zito, Rico Dalasam, Viny Rodrigues e Zona Agbara.

O dinheiro arrecadado com as vendas da obra será encaminhado para a família da Marielle Franco. A vereadora e o motorista Anderson Gomes foram assassinados a tiros na noite do dia 14 de março, no centro do Rio. O crime, até o momento, não foi esclarecido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.