Mercosul aprova trem bioceânico proposto pela Bolívia

Durante a cúpula do Mercosul, a Bolívia levantou a ferrovia bioceânica Central como uma forma de integração comercial entre os portos do Brasil e do Peru.
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) aprovou uma declaração especial sobre uma ferrovia bioceânica Central proposta pela Bolívia, como uma forma de integração.
O corredor ferroviário de cerca de 3.755 km que fará a ligação do porto de Santos no Brasil no Oceano Atlântico, ao porto de Ilo, no Peru, ligando assim o centro da América do Sul aos portos marítimos, facilitará as exportações para a Ásia.
O vice-ministro de Comércio Exterior e Integração da Bolívia, Clarems Endara, destacou que a iniciativa deste projeto que é agora de interesse para os países do Mercosul, assim como tem sido para a União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
O trem terá um investimento de 10 bilhões de dólares e já foram levantados quatro estudos de pré-investimento pelo país andino. O primeiro é perspectiva comercial, de mercado e de logística alternativas; o segundo para o corredor estratégicoa resultante; o terceiro de avaliação ambiental e o último sobre o traçado, desenho básico preliminar, custos de construção e operação.
O Mercosul classificou o projeto como uma oportunidade para uma maior integração com a União Europeia, a Aliança do Pacífico e os mercados asiáticos.

Na teleSUR.

Fonte: Contexto Livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.