Médicos cubanos, quem não quer?

Médicos cubanos em Suazilândia.
Médicos cubanos em Suazilândia.

Por Sérgio Uliano.

Em Cuba existe um médico para cada 186 habitantes. Além de excelentes centros curativos, a medicina preventiva cobre todo o território nacional. A mortalidade infantil é de 4,9 por mil nascidas vivas; menor, portanto que nos EUA que é de 5,1. A expectativa de vida ao nascer é de 78,8 anos; igual ao dos países mais desenvolvidos. (OMC)

BRASIL

Na média nacional, o Brasil tem 1,8 médicos por mil habitantes; porém muito mal distribuídos. Em Brasília temos 4,3 médicos por mil. Em 22 estados temos menos de um por mil. ( MS)

Pesquisas recentes, realizadas pelo Ipea (federal) a pedido do Ministério da Saúde dão conta que, expressivos 60% da população  aponta a falta de médicos como o problema mais grave do SUS. Por outro lado, a Frente Nacional de Prefeitos vem reivindicando com força, junto ao MS, a contratação de médicos estrangeiros. Notem que na Inglaterra 40% dos médicos em atividade cursaram faculdade fora do país e nos EUA 25%. (Folha 18-05-13)

Diante do quadro exposto acima, o governo Dilma decidiu contratar médicos estrangeiros para suprir as deficiências no interior do país. Paralelamente foi anunciado que já havia contato com o governo de Cuba para a contratação de 6 mil médicos. Aí começou a gritaria, um verdadeiro pandemônio. O Conselho Federal de Medicina, com toda a generosidade da velha mídia, acenou com fogos do inferno contra as contrataçôes. O assunto ocupou largos espaços na mídia na última semana.

MEDICINA MERCANTIL

Mas por que tanta gritaria? A resposta nos virá com clareza se atentarmos para os diferentes modelos no cultivo da saúde do povo. A lógica dos mercados vê na doença, uma oportunidade de negócios e lucros. O mesmo acontece na prevenção, onde vemos médicos lendo diagnósticos elaborados por aparelhos sofisticados e caros. Por isto, o sistema de saúde nos EUA é o mais caro do mundo e não é o melhor. As faculdades de medicina seguem em geral a lógica dos mercados. O sistema de saúde cubano está entre os melhores do mundo. Isto tem sido recorrentemente atestado pela Organização Mundial de Saúde e a ONU já expressou inúmeros elogios à saúde pública daquele país, onde tudo é gratuito. Sendo Cuba um país pobre, onde está o segredo? Médico de família, medicina preventiva, enfim, evitar que a pessoa fique doente.

TESTEMUNHO

Sobre a saúde pública cubana,veja o que disse a revista médica estadunidense New England Journal of Medicine:

“O sistema de saúde cubano parece irreal. Há muitos médicos. Todo mundo tem um médico de família. Tudo é gratuito, totalmente gratuito. Apesar do fato de que Cuba dispõe de recursos limitados, seu sistema de saúde resolveu problemas que o nosso (dos EUA) não conseguiu resolver ainda. Cuba dispõe agora do dobro de médicos por habitante do que os EUA”

Não esqueçamos, isto quem disse foi uma revista médica dos EUA. Está aí o nome, é fácil conferir.

Quanto menos doente e menos doença, menos lucro logo………………………….

Gostaria de ouvir sua resposta.

Abs. Sergio.

Foto: Cubadebate

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.