Manifesto em Defesa da Vida do Povo Guarani Kaiowá

Guarani 2

Irmãs Catequistas Franciscanas.

A Província Irmã Amábile Avosani – Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, reunidas em Porto Velho /RO, na 4ª Assembleia Capitular, vem a publico manifestar seu apoio e solidariedade ao povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, nos municípios de Iguatemi e Japorã, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, que constantemente são ameaçados pelos fazendeiros e pelo Estado Brasileiro, por não fazer cumprir e defender seus direitos. Apoiamos a luta do povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, que vive o risco de genocídio iminente, em consequência da defesa do seu território original.

Somamo-nos a todas as pessoas, grupos, movimentos que defendem a causa do povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, que estão ameaçados na sua integridade física e cultural, pela ambição do agro negocio, grandes grupos econômicos, ruralistas e políticos que compactuam com o genocídio dos povos indígenas, principalmente o governo brasileiro, que se omite e se alia com estes grupos econômicos, assassinado os direitos indígenas, assegurados na Constituição Federal.

Responsabilizamos o Governo Brasileiro, pelo eminente genocídio das 5.000 mil pessoas do povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu/Mato Grosso do Sul.

Unimo-nos ao povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, que não desiste de lutar por seus direitos e se fortalece na espiritualidade dos antepassados, para suportar e resistir ao ataque das politicas de um governo que é conivente com o genocídio de um povo.

Que o Deus da Vida, da justiça e da liberdade, toque o coração dos que devem promover a justiça, devolvendo a terra a quem é de direito.

Vida, paz e justiça ao povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu!

Porto Velho, 17 de dezembro de 2013

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.