Manifestações de solidariedade aos 5 Cubanos em Londres

Publicado em: 03/03/2014 às 12:47
Manifestações de solidariedade aos 5 Cubanos em Londres

libertad-ya-400x400

Por João Baptista Pimentel Neto.

Em 7 e 8 de março, um grupo britânico de solidariedade com Cuba – Rock around the Blockade – participará junto aos profissionais do setor jurídico, organizações de direitos humanos, personalidades sindicais, escritores, acadêmicos e ativistas da solidariedade de todo o mundo na Comissão Internacional de Investigação no caso dos Cinco Cubanos antiterroristas presos nos EUA.

Os Cinco são cinco cubanos detidos em Miami em 1998 e condenados a injustas e longas penas de prisão. Eles haviam se infiltrado junto aos grupos terroristas anti cubanos em Miami para prevenir atos violentos contra Cuba. Nenhuma de suas ações envolvia a violência, a utilização de armas ou danos materiais. Desde 1959, cerca de 3500 cubanos foram mortos e mais de 2000 resultaram feridos como consequência de ataques e agressões terroristas, provenientes principalmente desde Miami.

O Rock around the Blockade convida aos participantes da Comissão Internacional e todos os que apoiam os Cinco cubanos a unir-se a uma manifestação na Plaça de Trafalgar Square, no centro de Londres, no domingo 9 de março às 2:00 pm. Os manifestantes estarão em frente à Galeria Nacional, com música, cartazes e uma bandeira cubana gigante.

Em 2013 um dos los Cinco Cubanos, René González, foi posto em liberdade após cumprir 13 anos em cárceres estadunidenses. Agora está de volta a Cuba e viajará a Londres para participar na Comissão Internacional. Neste 27 de fevereiro de 2014, Fernando González será o segundo dos Cinco liberado após 15 anos de prisão e cumprir a injusta condenação que lhe foi imposta. A manifestação se unirá a campanha internacional para exigir seu retorno seguro a Cuba. Também se exigirá que os três restantes cubanos: Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero sejam liberados.

Rock around the Blockade está organizando protestos adicionais em Manchester, Newcastle e Glasgow.

Para obter mais informações contatar:
Email: [email protected]
Telef: +44 (0)20 7837 1688
Evento no Facebook: Rock Around the Blockade – Street rally for the Cuban Five
Ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vBdMXzQHh98

Consultem também esta página na Internet http://www.voicesforthefive.com/voices/es/ e nela apoiem com sua assinatura o evento que ocorre em Londres, nos dias 7 e 8 de março, para analisar o caso dos Cinco.

É muito importante que todos contribuam junto às mais de 5000 assinaturas que os amigos de todo o mundo se propuseram para marcar esta data.

Se for possível, divulgue por todas as vias ao seu alcance esta iniciativa e responda à direção do correio de origem desta mensagem [email protected] para que possamos conhecer sua reação solidária.

Fonte: http://www.dialogosdosul.org.br/manifestacoes-de-solidariedade-aos-cinco-cubanos-em-londres/

Deixe uma resposta