Mais um ato insano, mas “bem pensado” da Rede Globo!

GLOBO X ASSISTENTES SOCIAISPor Lidiane Ramos Leal, para Desacato.info.

No mês passado eu recebi um convite no facebook, compartilhado por pessoas de esquerda, para participar de um ato chamado “um dia sem a Rede Globo”, eu achei estranho que pessoas de esquerda assistam essa emissora, e façam campanha por “um dia” sem ela, de qualquer forma fazendo uma ressalva eu compartilhei a mensagem. Bom, se tem gente que assiste, mas não gostaria de assistir (até por que não precisa já que temos fontes de informações muito melhores e transparentes), e mesmo assim acreditam que “um dia” sem a Rede Globo fará diferença, eu até apoio, na tentativa e esperança que essa pessoa se dê conta que não precisa desta emissora para o resto da vida, nesse caso a campanha faria um grande bem para a classe trabalhadora.

Há anos eu não assisto essa emissora, nem com a lógica de muitos que dizem que é “para eu saber o que o inimigo está pensando”, bom, eu não preciso assistir essa aberração que chamam de programação que de modo escancarado reproduz a lógica burguesa com a “melhor das intenções”, para eu saber o que eles pensam, e saber que, infelizmente, o povo absorve naturalmente essas ideias. Bom, essas pessoas que ainda usam esse argumento precisam arrumar outra desculpa, pois, basta ler as mídias populares e então reverter a lógica, assim vocês saberão exatamente o que a Globo está dizendo, mas, é preciso fazer um certo esforço, acredito que nada difícil.

Bom, mesmo não assistindo essa emissora, hoje, através do facebook eu assisti um vídeo que foi postado no youtube, de um programa dito de humor, apresentado na referida emissora no sábado (20/07/13). Esse vídeo mostra claramente o desrespeito com a classe trabalhadora, dessa vez os alvos foram os assistentes sociais e os usuários dos serviços socioassistenciais. Durante o quadro mãe e filha “usuárias” entram na sala da “assistente social” que se identifica como “voluntária” por que “ama os pobres” por um motivo muito claro para a burguesia, “vocês são gente quase que como nós”, percebam o absurdo, discriminação e preconceito evidentes.

Assim a “usuária” deixa claro que veio solicitar 15 “sacolas família” fazendo menção ao maior programa socioassistencial em curso no mundo, o Programa Bolsa Família, que sabemos ainda é muito pouco diante do histórico descaso do poder público com a segurança de renda da população, no entanto, tal programa atua contra a vontade da burguesia, de modo que segue tirando milhares de pessoas da condição de miséria. A “assistente social” demonstrando total estranhamento e falta de ética pergunta se a usuária tem “tablet” e ainda ao saber a idade da garota “16 anos” imediatamente pergunta se ela “está grávida”.

Mais uma pergunta da “assistente social”, revela a insistência pelo senso comum em detrimento de uma análise técnica da realidade social, assim ela prossegue “a senhora trabalha, claro que trabalha, quem é que não trabalha hoje em dia, a senhora faz o que?” e a “usuária” responde “eu sou pedinte”, automaticamente e deixando claro que essa pessoa não é gente como ela, já que para a Globo a pobreza tem que ser a todo custo naturalizada e jamais combatida, a “assistente social” responde de imediato, “tem cara de pedinte”.

Não se pode mensurar o nível de falta de respeito, sensibilidade e preconceito com o outro, nem se deve, já que na maioria das vezes se manifesta nas relações sociais de modo muito sutil, não deixando de ser uma violência. A lógica burguesa manifesta-se seja em uma informação manipulada, ou do modo mais absurdo que pode existir em um programa de humor, que é fazendo piada em relação a questão social, e rindo da maioria das pessoas que assistem a sua programação, pois todos nós, trabalhadores, fomos zombados  pela burguesia. E claro que o terninho vermelho não foi posto na personagem “assistente social” sem nenhuma intenção. E depois desse ato insano da Rede Globo, porém, muito bem pensado contra a classe trabalhadora, será que alguém que se diga esclarecido vai continuar assistindo essa programação com a desculpa de que é para “saber o que o inimigo pensa”? Ou vão querer fazer um estrago, definitivo, na audiência dessa emissora e lutar pela democratização da mídia?

Nós, os assistentes sociais, temos além de código de ética profissional, que é totalmente o oposto do que a Globo apresentou, uma lei que regulamenta a profissão (lei nº 8.662/1993), que diz o seguinte:

Art 22: O Conselho Federal e os Conselhos Regionais terão legitimidade para agir contra qualquer pessoa que infringir as disposições que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de Assistente Social.

Os Conselhos Federal e Regionais têm a obrigação ética de se manifestar e exigir, posicionamentos da “justiça” e dar o retorno aos profissionais, quanto a mais essa situação de desrespeito ao prestígio e manipulação da Rede Globo para com a profissão de assistente social. Embora, saibamos que o oligopólio de algumas famílias irão continuar criando outros papeis de assistente sociais que não nos representam e continuarão explorando e rindo sem pudor da classe trabalhadora. Por isso, enquanto não houver democratização da mídia com vistas à participação popular a sociedade continuará desigual e os trabalhadores continuarão vivendo para servir a burguesia.

1 COMENTÁRIO

  1. Essas declarações que foram ditas no quadro do programa zorra total, foi de muito mal gosto, evidenciado cada vez mais qual é o papel dessa emissora na sociedade, ou seja, manipulação, manutenção do sistema capitalista, fazendo com que as pessoas achem a pobreza, a falta de dignidade da maior parte da população natural. A globo é um mal desnecessário para os brasileiros, portanto, se as pessoas mais esclarecidas principalmente os professores divulgarem o verdadeiro papel da rede globo, que é servir as elites em detrimento da população mais carente, poderemos mudar esse quadro de desrespeito principalmente com as classes menos desfavorecidas.Para finalizar aconselho a todos assistirem o documentário ALÉM DO CIDADÃO QUEM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.