Mais de 80 jovens realizam encontro para debater os desafios da juventude no campo

 

18
Derca de 80 jovens deram início ao Encontro Estadual de Jovens da Via Campesina 2016 para debater os desafios da juventude do campo. Foto: Internet.

Por Maisa Lima.

O encontro teve início nesta sexta-feira na cidade de Brazabrantes (GO), e segue até o próximo domingo

Nesta sexta-feira (28), cerca de 80 jovens deram início ao Encontro Estadual de Jovens da Via Campesina 2016, em Brazabrantes – cerca de 49 km de Goiânia (GO) –, em que debaterão os desafios da juventude do campo.

O encontro, que segue até domingo (30), traz o tema Sucessão Familiar e Emancipação da Juventude, e foi construído a partir de cinco encontros regionais realizados no decorrer de 2015. Durante esses encontros, os jovens puderam debater temas como a geração de renda, educação, lazer, cultura e acesso à informação para o campo.

“Estamos vendo a juventude sair do campo para a cidade em busca de suprir essas necessidades. Estamos tentando encontrar alternativas para reverter o envelhecimento do campo para que os jovens se sintam estimulados a dar continuidade ao trabalho dos pais”, pontua Romerson Alves de Jesus, um dos coordenadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Esse debate deve resultar num manifesto da juventude rural goiana, além da criação de uma comissão que será referência para essa discussão em todo o Estado. O encontro é uma iniciativa da Via Campesina, com o apoio da CPT-GO, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-GO), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST-GO), da Pastoral da Juventude Rural (PJR-GO) e da Escola Família Agrícola de Orizona (Efaori).

Fonte: MST.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login