Lisboa: Manifestação “Direitos Iguais e Documentos Para Todos”

O É Apenas Fumaça esteve outra vez “Na Rua”. Desta vez para dar voz às dificuldades e lutas invisíveis dos imigrantes. Estivemos na “Manifestação: direitos iguais e documentos para todos” no dia 13 de Novembro no Martim Moniz.

alt

Diversas associações, movimentos e milhares de cidadãos reuniram-se pelos direitos dos imigrantes, abafando o contraprotesto mediático do Partido Nacional Renovador.

Ouve aqui o ambiente e alguns dos protagonistas desta manifestação. Falámos com a Carla Fernandes, que como mulher negra está próxima de situações difíceis relacionadas com a documentação. Moin Uddin Ahamed manifesta-se contra alterações na lei que dificultam os pedidos de residência em Portugal. António Brito Guterres defende a igualdade de direitos, cidadania e acesso aos serviços públicos e fala-nos do Plano Especial de Realojamento. Ouvimos o testemunho de Nelson (Wine) Moreira, que apesar de ter nascido em Portugal, enfrenta muitas barreiras burocráticas para obter a nacionalidade Portuguesa, fazendo com que tivesse de abandonar os estudos. E a Joana Gorjão Henriques explica-nos a discriminação criada pela mudança da lei da nacionalidade portuguesa em 1981 e salienta a responsabilidade dos media para questões como a igualdade racial.

3texto

Fonte: Apenas Fumaça.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login