Líder do PCdoB pede CPI para investigar política de preços da Petrobras

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a oposição protocolou no Senado pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a política de formação de preços da Petrobras. Hoje, o valor do diesel, gás e gasolina considera a flutuação do valor do preço do barril de petróleo no mercado internacional. As informações são da Agência Senado.

“Ontem protocolamos, eu e a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), o pedido de abertura de uma CPI para investigar os aumentos dos preços dos combustíveis. Tivemos o apoio de vários senadores de todas as regiões do país. Todos querem investigar por que os combustíveis aumentaram mais de 200 vezes só no último ano. Com a CPI vamos responsabilizar quem levou a o país à beira do caos”, destacou Vanessa.

Segundo a senadora, a CPI teria funcionamento restrito, com vigência de 30 dias, e estudaria como se processa a construção do preço dos combustíveis e do gás de cozinha, além de analisar a política de desinvestimento da estatal, que tem vendido refinarias e diminuído a capacidade de refino do país. Essas medidas, disse Vanessa, abrem caminho para o aumento da importação de diesel pelo mercado brasileiro, hoje equivalente a 25% do total comercializado.

“Vamos abrir a caixa preta e a política de formação de preços. Shell e Ipiranga vão ganhar muito dinheiro com essa política [de subsídio ao diesel] também, pois 25% do óleo diesel comercializado no Brasil são importados. Elas que vão ganhar. O povo terá que pagar com cortes no Orçamento ou outras receitas do governo federal e vão ressarcir as petroleiras estrangeiras”, disse.

Foto: Reprodução/Facebook

Com informações da Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.