Liberdade de expressão: Para quem?

liberdade_ex

O Núcleo de Estudos de História da América Latina, coordenado por Waldir Rampinelli e Elvis Poletto, promove no próximo dia 21 de maio, às 18h30min, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, o debate: “Liberdade de Expressão: para quem?”, buscando suscitar a reflexão sobre um tema que vem sendo constantemente desvirtuado pela mídia comercial. Até mesmo a exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão foi abolida pelo STF com o argumento de que feria a liberdade de expressão. A questão então é dissecar esse conceito, entendê-lo dentro do sistema capitalista e apontar os reais significados do tema.

A proposta de um debate com essa temática nasce dentro do Nehal justamente porque esse é um núcleo de estudos de temas importantes sobre a América latina e em vários países do continente essa é uma questão crucial. Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina aprovaram leis de comunicação nas quais esse tema é ponto chave. Já no Brasil, falta muito debate e compreensão sobre o que, de fato vem a ser a liberdade de expressão.

Foram convidados para debater a questão, a jornalista do IELA, Elaine Tavares, o jornalista do Coletivo Maruim, Matheus Lobo Pismel e o presidente da Fenaj, jornalista Celso Schroder.

Promoção: NEHAL – Núcleo de Estudos de História da América Latina

Apoio: Centro de Filosofia e Ciências Humanas/ Departamento de História/ Linha de Pesquisa Sociedade, Política e Cultura no Mundo Contemporâneo/ Instituto de Estudos Latino-Americanos/ Sindicato dos Jornalistas de SC e Editora Insular.

Fonte: Iela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.