Lava Jato poupou Guedes em investigação durante campanha de Bolsonaro

Foto: Fernando Frazão Agencia Brasil

Jornal GGN – A Lava Jato em Curitiba poupou Paulo Guedes em investigação sobre lavagem de dinheiro durante a campanha presidencial de Jair Bolsonaro. É o que mostra a Folha desta terça (20).

Segundo o jornal, em abril de 2018, a Lava Jato apresentou denúncia contra suspeitos de participar de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo uma empresa de fachada controlada pelo ex-assessor da Casa Civil de Beto Richa, Carlos Nasser.

A empresa GPG Consultoria, da qual Guedes foi sócio entre 2005 até outubro de 2018 (abandonou depois que Bolsonaro ganhou a eleição), fez um repasse de R$ 560 mil ao escritório Power Marketing Assessoria e Planejamento, em agosto de 2007, que foi apontado pela Lava Jato como de fachado.

Apenas 7 dias depois de o pagamento da GPG, de Guedes, cair na conta da Power Marketing, meio milhão de reais foi sacado em espécie por Nasser. Para a Lava Jato, esse era o modus operandi da empresa para gerar propina.

Guedes, além de sócio-administrador da GPG, era sócio e membro do Conselho de Administração da TPI, atual Triunfo Participações e Investimentos, empresa que também foi investigada pela Lava Jato e teve 3 executivos presos no suposto esquema de lavagem com a Power Marketing.

Segundo a Folha, durante o processo, os advogados de Nasser chegaram a arrolar Guedes e seu irmão, Gustavo, sócio de sua empresa, para testemunhar diante do então juiz Sergio Moro. Mas a audiência, marcada para 27 de agosto, foi cancelada em meio à campanha presidencial de Bolsonaro.

Moro condenou os “responsáveis por outras duas companhias que destinaram recursos ao escritório suspeito”, destacou o jornal.

Nasser morreu no final do ano passado.

Procurada, a Lava Jato em Curitiba disse que não denunciou Guedes porque não havia “prova robusta”, mas que “a investigação prossegue”. Não detalharam, contudo, se o hoje ministro da Economia é investigado pela Procuradoria Geral da República.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.