Lançamento do livro O Fim da Notícia e festinha com discotecagem de Jean Mafra

Quinta-feira, 16 de novembro, 19 h.

Cerveja Sambaqui – Sta Mônica

O livro analisa os efeitos da concentração de propriedade na mídia sobre a qualidade da informação jornalística. Estuda o caso da aquisição, em 2006, pelo Grupo RBS, de um dos jornais mais antigos de Santa Catarina, o A Notícia. Ao longo de dez anos, os autores acompanharam as mudanças que o grupo gaúcho impôs ao diário de Joinville, dando particular atenção para as consequências da venda sobre os jornalistas. Como repórteres, fotógrafos e editores perceberam as transformações no processo de produção depois que um jornal de propriedade local foi adquirido por um grupo de mídia? As respostas dos profissionais demonstram como a RBS transformou o jornal, da pauta à circulação, afetando diretamente o habitus dos jornalistas, o saber profissional e a qualidade da informação oferecida à sociedade.

Jacques Mick é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e dos programas de pós-graduação em Jornalismo e em Sociologia Política da UFSC. Formado em Jornalismo, tem mestrado e doutorado em Sociologia Política pela UFSC e pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Já publicou diversos artigos e livros, como Perfil do jornalista brasileiro – Características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012, pela Insular (2013).

João Kamradt é formado em Comunicação Social – Jornalismo pelo Ielusc, tem mestrado em Sociologia Política pela UFSC e agora cursa doutorado no mesmo programa de pós-graduação. Foi repórter de A Notícia. Concentra seus estudos na área de mídia e política.

Evento no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.