Lançamento do livro “Crise e Golpe” de Alysson Leandro Mascaro

Em seu novo livro, Crise e golpe, o jurista Alysson Leandro Mascaro parte da crise político-econômica atual e do golpe em curso para destrinchar a complexa relação entre Estado, direito e formação social. Em uma interpretação original, influenciada principalmente por Evguiéni Pachukanis e Louis Althusser, o autor revela o caráter estrutural das crises e dos golpes, fundados em bases ideológicas e institucionais próprias do capitalismo.

Sua análise dos juristas brasileiros e do próprio direito oferece uma nova perspectiva para o entendimento da crise. “Tal como em 1964 não se deu apenas um golpe estritamente militar, mas um golpe de classe, também em 2016 não se dá apenas um golpe jurídico ou político, mas um golpe de classe burguesa que realinha frações dos capitais nacional e internacional para a acumulação numa situação específica de crise do capitalismo mundial e brasileiro, pós-fordista e neoliberal”, diz Mascaro.

Crise e golpe chega às livrarias em setembro e deve iluminar o debate eleitoral brasileiro com sua leitura da situação política dos últimos anos. Para além desse contexto, trata-se de uma leitura indispensável para compreender a fundo a dinâmica, os limites e as contradições do Estado e do direito na atualidade.

****

“Após Estado e forma política, obra mundialmente reconhecida, Mascaro nos presenteia com outra joia que confirma seu lugar entre os pensadores marxistas mais importantes da atualidade em Nossa América.”
Carlos Rivera-Lugo

Ficha técnica 
Título: Crise e golpe
Autor: Alysson Leandro Mascaro
Orelha: Gilberto Bercovici
Quarta capa: Carlos Rivera-Lugo
Páginas: 208
Preço: 43,00
ISBN: 978-85-7559-653-1
Editora: Boitempo

Sobre o Autor

Alysson Leandro Mascaro, jurista e filósofo do direito brasileiro, é paulista de Catanduva, nascido em 1976. Advogado, professor da tradicional Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco), é doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Pela Boitempo, publicou Estado e forma política, lançado também em espanhol pela Prometeo Editorial, na Argentina. Prefaciou várias obras publicadas pela Boitempo, como A origem da família, da propriedade privada e do Estado, de Friedrich Engels. Autor de ensaios, artigos e textos publicados no Brasil e no exterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.