Lançamento da 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), amanhã 17 de abril na UFSC

Atividades relembram os 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás

Na próxima quarta-feira (17), em Florianópolis, acontece o lançamento da 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. A programação terá início a partir das 16 horas, no auditório do bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, com a exibição do documentário “A Luta é pra valer”. Logo após, será lançado o livro “Sem Terra em cartaz”, que conta a história dos 35 anos do Movimento Sem Terra (MST) através de cartazes produzidos ao longo dos anos de luta. E, em seguida, acontecerá o debate “Educação e Reforma Agrária em tempos de resistência”, com Vilson Santim, dirigente do MST, e a professsora Célia Vendramini (ANDES/UFSC).

23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará

Neste 17 de abril de 2019 completam-se 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Na ocasião, a polícia militar abriu fogo contra centenas de famílias Sem Terras acampadas, durante uma manifestação na curva do S, localizada no município de Eldorado dos Carajás, Pará. A repressão policial violenta e sem chance de defesa, resultou no assassinato de 19 pessoas e deixou mais de 50 feridas. Até hoje os responsáveis continuam impunes e, das 144 pessoas acusadas, apenas duas foram a julgamento.

Depois do massacre, a Via Campesina Internacional instituiu a data como o Dia Internacional da Luta Camponesa. Também no mesmo período, no Brasil, o 17 de abril foi instituído Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Para os movimentos sociais de luta pela terra, abril é o mês da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária .

Por isso, também nesse período acontecem as Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURA), em instituições de todo país, para repercutir no ambiente acadêmico a importância da sociedade discutir os elementos da questão agrária e a urgência da reforma agrária no Brasil. Durante a JURA também se discute a defesa da educação pública de qualidade e o reconhecimento dos movimentos sociais populares do campo como sujeitos coletivos de produção de conhecimento.

A JURA em Florianópolis

Além do lançamento da 6º Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, em 17 de abril, também acontecerão mais atividades em maio, simultaneamente na UFSC, na Udesc e no interior do estado. A programação contará com exibição de filmes, debates, oficinas, feira de produtos da Reforma Agrária e o lançamento da Campanha em Defesa das Escolas do Campo: “Escola é vida na Comunidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.