Justiça Global homenageia luta das atingidas

8
Duas militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens de Rondônia serão homenageadas pela Justiça Global.

Homenagem Maria do Espírito Santo Silva será entregue à Iza Cristina Bello e Lurdilane Gomes da Silva, militantes do MAB em Porto Velho (RO)

Na próxima segunda-feira (12), no Rio de Janeiro, duas militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens de Rondônia serão homenageadas pela Justiça Global. Há três anos a ONG realiza a Homenagem Maria do Espírito Santo Silva, com o objetivo de reverenciar as mulheres que estão na linha de frente da defesa dos direitos humanos no Brasil.

Iza Cristina Bello e Lurdilane Gomes da Silva são lideranças na ocupação do reassentamento Nova Mutum Paraná, em Porto Velho (RO), e sofreram diversas ameaças durante todo o ano. Desde o dia 16 de abril, as duas lutam pela desapropriação das casas que estavam abandonadas pelo Consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), que controla a Usina Hidrelétrica Jirau.

As moradias haviam sido construídas para abrigar trabalhadores da hidrelétrica e, de acordo com Licenciamento Ambiental, deveriam ser entregues à Prefeitura de Porto Velho (RO) assim que as obras fossem desmobilizadas para reassentar os atingidos ou para destinação social. Entretanto, a Camargo Correa, responsável pela construção das casas, não realizou o repasse e estava comercializando os imóveis irregularmente. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) multou o Consórcio ESBR em R$ 2,5 milhões por não cumprir as condicionantes da obra.

Além das militantes do MAB, a Justiça Global homenageará a liderança e matriarca do povo Krenak, Djanira Krenak, a militante histórica da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, Dona Julia Procópio, a sócio-economista e coordenadora geral do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul, Sandra Quintela e a militante contra as violações do sistema prisional e fundadora do Serviço Ecumênico de Militância nas Prisões, Wilma Melo.

A cerimônia, que contará com a presença da roda de samba do grupo Negras Raízes, ocorre na próxima segunda-feira (12), às 18:30 horas, no Clube Democráticos (Rua do Riachuelo, 91 – Centro), no Rio de Janeiro.

Fonte: MAB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.