Justiça derruba decisão que obrigava planos de saúde a cobrir testes para covid-19

Entidade que defende consumidores repudiou suspensão da obrigatoriedade do serviço

Foto: Gustavo Fring/Pexels

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) derrubou a decisão liminar que determinava que os planos de saúde cobrissem o teste de detecção do novo coronavírus.

O teste sorológico da covid-19 estava no rol de coberturas obrigatórias desde 29 de junho, quando a norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Esses exames – pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM (com Diretriz de Utilização) – detectam a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

O procedimento havia passado a ser obrigatório para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente quadros clínicos como Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A ação para suspender o serviço foi movida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e recebeu críticas da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps).

Em nota, a entidade classificou a ação como “uma afronta, uma falta de respeito aos consumidores que pagam pelos seus planos e seguros de saúde”. A coordenadora executiva da Associação Renê Patriota, anunciou que entrará com um recurso contra a decisão.

“A ANS comprova, com a sua conduta, que está defendendo o mercado, que está defendendo o lobby das operadoras. Realmente, enquanto consumidora e representante de uma entidade de defesa dos consumidores, mais uma vez eu fico com vergonha do comportamento da ANS. Acho que vivemos em um momento de pandemia, e essa conduta é digna dos pêsames”, afirmou ela, em vídeo publicado na internet.

 

1 COMENTÁRIO

  1. A Agência Nacional de Saúde Suplementar, supostamente reguladora das relações entre as empresas fornecedoras de Planos de Saúde e os usuários deveria ter uma denominação mais explícita, exemplo, Agência Nacional de Defesa DOS interesses das Empresas de Planos de Saúde (ANDIEPS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.