Jornalista provoca candidata no Peru fazendo pergunta em francês, mas recebe resposta em quechua

Verónika Mendoza (de vermelho ao centro) durante comício da Frente Ampla. Reprodução Facebook.
Verónika Mendoza (de vermelho ao centro) durante comício da Frente Ampla. Reprodução Facebook.

A candidata à Presidência do Peru pelo partido Frente Ampla, Verónika Mendoza, respondeu em quechua o cumprimento de um dos jornalistas durante entrevista à emissora Fuente Latina, no domingo (07/02).

O jornalista e advogado Aldo Mariátegui, conhecido por sua posição de extrema-direita, antes de fazer sua pergunta à candidata, cumprimentou-a em francês, fazendo referência à nacionalidade também francesa de Mendoza. Ela, por sua vez, respondeu-o em quechua, idioma indígena de povos da América do Sul e uma das línguas oficiais do Peru, Bolívia e Equador.

 

“Lamentavelmente, meu quechua não é assim tão forte, e o francês, tampouco”, reagiu Mariátegui, que é neto do pensador marxista José Carlos Mariátegui.

“Vale a pena o esforço, muito bem, mas da próxima vez em quechua, por favor”, finalizou Mendoza, antes de proceder para responder as perguntas do jornalista.

 Eleições presidenciais Peru 2016

Verónika Mendoza é congressista e faz parte do grupo de 18 candidatos disputando a presidência do Peru. Ela é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e propôs melhorias no ensino público e a regulamentação do ensino privado. Ela também se diz contra o TPP, a Parceria Transpacífico.

Além dela, há mais uma outra candidata mulher, Keiko Fujimori, do partido Força Popular (direita) e filha do ex-presidente Alberto Fujimori. Keiko é tida como a favorita, segundo as últimas pesquisas.

As eleições presidenciais do Peru acontecerão no dia 10 de abril, data em que também serão eleitos os congressistas e parlamentares do país. Caso haja um segundo turno, este será realizado no dia 5 de junho.

Fonte: Opera Mundi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.