“Inglaterra enviará submarino nuclear às Malvinas”

Por Sul 21.-O jornal inglês The Sun publicou neste domingo (20) uma reportagem afirmando que a Inglaterra iria enviar um submarino nuclear para as Malvinas, ilhas do Atlântico Sul ocupadas pelos britânicos e reivindicadas pela Argentina desde a metade do século 19.

O periódico, editado pelo grupo News Corportation, do barão midiático Rupert Murdoch, utilizou uma fonte anônima do Ministério da Defesa e orientou a reportagem numa linha claramente provocativa à Argentina. O texto faz referência à guerra entre as duas nações no início dos anos 1980 e traz uma afirmação de um funcionário do governo britânico: “Há muita gente falando sobre as Falklands, mas só um lado nessa disputa tem submarinos nucleares”.

O submarino HMS Talent, batizado de “caçador assassino”, é equipado por mísseis Tomahawk e torpedos Spearfish e deve chegar à América do Sul no dia 14 de junho, quando a vitória da Inglaterra na Guerra das Malvinas completa 30 anos.

A embarcação tem 84,5 metros de largura, pesa cerca de cinco mil toneladas e pode alcançar uma velocidade de 60 km/h. Os mísseis têm um alcance de até 60 quilômetros.

Com informações do Opera Mundi.

Imagem: Memorial da Guerra das Malvinas na cidade argentina de Ushuaia | Foto: Miguel A. Monjas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here