Joinville terá núcleo da auditoria cidadã da dívida

Publicado em: 12/09/2017 às 15:08
Joinville terá núcleo da auditoria cidadã da dívida

Por Elaine Tavares.

A dívida pública tem sido a responsável pela sangria de recursos do orçamento brasileiro junto aos bancos internacionais. Praticamente metade de tudo o que o país arrecada é utilizado para pagamento de juros da dívida, num processo que parece não ter fim. Por conta disso, a sociedade brasileira vem, desde há anos, buscando realizar uma auditoria nos contratos de empréstimos, pois há evidências de muitas ilegalidades são cometidas. O Equador, por exemplo, realizou essa auditoria e verificou que cerca de 70% dos contratos eram irregulares, e negou-se a pagar o que não se enquadrava na lei.

No Brasil, nem mesmo o governo do PT ousou desafiar os bancos, e a presidenta Dilma não pemitiu a auditoria. Ainda assim, a luta segue. Por todo o país nascem núcleos de discussão sobre a dívida pública, para dar a conhecer à sociedade sobre o que é a dívida, o quanto de ilegal ela é e como é necessário um estudo detalhado dos contratos para fazer com que os recursos deixem de sangrar para os bancos, e sejam investidos naquilo que interessa a maioria da população.

Em Florianópolis já existe um núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida, que realiza debates, encontros e esclarece a população sobre todo o processo.

Agora, no próximo dia 15 de agosto será inaugurado o Núcleo Norte da Auditoria Cidadã da Dívida de Santa Catarina, na cidade de Joinville.

A atividade de lançamento terá a participação do professor de Economia da UFSC e presidente do IELA,  Nildo Ouriques, e do economista e coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã de Santa Catarina, Arland de Bruchard que falarão sobre a dívida e sobre o trabalho da auditoria cidadã.

O que?
Inauguração do Núcleo Norte da Auditoria Cidadã da Dívida de Santa Catarina

Quando?
15/09/2017 (sexta-feira)

Horário?
19h

Onde?
Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Joinville e Região (Rua Lages, 84 – Centro
CEP 89.201-205 – Joinville (SC)
Fone/Fax: (47) 3433-6966)

Fonte: IELA.

Deixe uma resposta