IV Colóquio de Estudos Medievais, com a temática “O Mal”

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) convida todos os interessados a participar do IV Colóquio de Estudos Medievais, tendo como temática “O Mal”.

31574420

O evento será realizado entre os dias 23 e 24 de abril, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. Inscrições gratuitas até 22 de abril através do e-mail – [email protected], para o qual devem ser enviados o nome completo e o CPF do participante. Serão emitidos certificados de 16 horas para aqueles que tiverem 75% de presença.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23/04 – Quinta-feira

14h30 – Palestra: “A Ambiguidade do Mal e a Salvação do Diabo”
(Prof. Dr. João Lupi – UFSC)
18h30 – Palestra: “Continuidades e Transformações na Construção da Serva do Diabo: da Eva tentadora à bruxa demoníaca”
(Profa. Dra. Sílvia Liebel – UDESC)

Dia 24/03 – Sexta-feira

14h30 – Palestra: “A Gramática do Mal em Anselmo de Cantuária”
(Prof. Dr. Paulo Ricardo Martines – UEM)
16h30 – Palestra: “Escatologia Hibérnica – O fim dos tempos na tradição Hiberno-Latina”
(Prof. Dr. Dominique Santos – FURB)

MESAS DE APRESENTAÇÕES DE PESQUISA

Dia 23/04 – Quinta-feira

16h30 – Mesa I
“Satanás, funcionário de YHWH” (Elaine Melim – Graduada em Filosofia – UFSC)
Sobre a morte e o morrer na Idade Média: reflexões a partir da “Ars Moriendi” (século XV) – (Alisson Sonaglio – Graduando de História – FURB)
“As Noções de Livre-arbítrio em Santo Agostinho e no Reformador João Calvino” (Alexandre Drausio Rodrigues Fortes – Graduando em Filosofia – UFSC)

Dia 24/04 – Sexta-feira

9h – Mesa II
“A besta por trás do mito: uma leitura da representação de Lúcifer no Inferno de Dante. (Daniel Lula da Costa – Doutorando em História Cultural – UFSC)
“A natureza é a Igreja de Satã”: saberes e práticas da heresia cátara medieval e sua expressão no filme Anticristo de Lars Von Trier (2009). (Adriano Denovac – Graduado em História – UFSC)
“Entre inimigos e anjos: o Llibre dels Feyts e as relações entre cristãos e muçulmanos na Coroa de Aragão (1213-1276)” (Rodrigo Prates de Andrade – Mestrando em História Cultural – UFSC)

10h30 – Mesa III
“Mais feio que o Diabo: O simbolismo por trás das representações medievais do Demônio”. (Guilherme Raul Blaese Pasold – Graduando em História – UFSC)
“Minervas medievais: as donzelas em De mulieribus claris e A Cidade das Damas” (Leonardo de Lara Cardoso- Graduando em História – UFSC)
As várias faces do mal: analisando o imaginário medieval a partir das representações do diabo nas iconografias religiosas (Kahina Thirsa e Hugo Grubert – Graduandos em História – FURB)

Fonte: Calendário Floripa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.