Israel rompe com o Conselho de DDHH da ONU

Primeiro ministro Benjamim Netanyahu. Foto: Gali Tibbon/AFP.

Israel rompeu os contatos com o Conselho de Direitos Humanos da ONU depois da organização anunciar uma investigação sobre as consequências da colonização, anunciou o ministério das Relações Exteriores israelense nesta segunda-feira.

“O Ministério das Relações Exteriores tomou a decisão de romper qualquer contato com esta organização”, afirmou o porta-voz Yigal Palmor, antes de afirmar que o Conselho ainda não foi notificado.

A organização provocou a revolta de Israel ao autorizar na quinta-feira o funcionamento da primeira missão internacional independente sobre o impacto das colônias israelenses em todos os territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou imediatamente a “hipocrisia” do Conselho de Direitos Humanos e o Ministério das Relações Exteriores chamou a decisão de “surrealista”.

“Organismo hipócrita”

O chefe da diplomacia, Avigdor Lieberman, já havia dado a entender que Israel deixaria de cooperar com esta instância das Nações Unidas.

“Este organismo hipócrita não tem nada a ver com os direitos humanos. A tomada de partido e falta de objetividade são evidentes, e não temos nenhuma razão para cooperar com ele”, afirmou Lieberman.

“Não seremos atores neste teatro do absurdo, já que 70% das decisões deste Conselho são hostis a Israel. Pretendemos pedir aos países livres, como Estados Unidos, que se retirem”, disse.

Israel não integra o Conselho, mas tem o direito de expressão sob algumas condições. Não pode votar nem apresentar moções.

A Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas recebeu como uma vitória a decisão do Conselho.

[stream provider=youtube flv=http%3A//www.youtube.com/watch%3Fv%3DmVdCSjGX-yU%26 img=x:/img.youtube.com/vi/mVdCSjGX-yU/0.jpg embed=false share=false width=600 height=360 dock=true controlbar=over bandwidth=high autostart=false /]

Fonte: AFP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.