‘Introdução à história do Movimento Sindical’ será tema do Curso de Formação Continuada deste sábado

Por Claudia Weinman, para Desacato. Info. 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública do Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte), através da regional de São Miguel do Oeste-SC, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), realizará neste sábado, dia 16 de julho, a partir das 8h, na sede do Sindicato dos Bancários do município, mais uma etapa do Curso de Formação Continuada para os/as Educadores/as.

13695234_1039303499486898_195180911_n
Curso será realizado neste sábado, dia 16, em São Miguel do Oeste-SC.

O assunto desta etapa remete a um contexto histórico de lutas e conquistas do Movimento Sindical. Sandra Zawaski, Coordenadora do Sinte Regional de São Miguel do Oeste, explica que o sindicato possui como tarefa, proporcionar a formação política dos Educadores\as, garantindo espaços para a discussão de temas históricos, que contribuam efetivamente com a compreensão dos Professores\as, no que se refere a importância destes, em defesa dos direitos e na transformação da sociedade.

O resgate que será feito diante da história do Movimento Sindical segundo Sandra, é relevante, uma vez que, segundo ela, ajudará os\as Professores\as a compreenderem que a luta política é necessária dentro de um sindicato. “Nenhum direito é conquistado se não existir a luta política. Embora tenhamos setores dentro do Sinte que contribuem com o encaminhamento de várias documentações e processos, sua eficácia somente é garantida se temos um sindicato forte e que luta em defesa de sua categoria nas ruas e em outros espaços de enfrentamento”, destacou.

Sandra também faz um apontamento sobre os Educadores\as que ainda não conhecem o espaço sindical e que por meio deste curso, estão conseguindo ter uma visão da luta da categoria neste espaço. “O curso vem de encontro a necessidade de compreendermos o processo de sociedade que vivemos como um todo. Na faculdade não se trabalham temas voltados a luta coletiva, apenas algumas leis e um conteúdo básico para a sala de aula. Por isso vejo com importância construirmos estes espaços dentro do sindicato para nos aproximarmos dos novos Educadores\as”, finalizou.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.