Inteligência britânica espionou webcams de usuários do Yahoo

Publicado em: 01/03/2014 às 08:07
Inteligência britânica espionou webcams de usuários do Yahoo

edward_snowden_reproducao_2_1

Do OperaMundi. A GCHQ (agência de espionagem britânica), com ajuda da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), interceptou e armazenou imagens de webcams de mais de 1,8 milhões de usuários do Yahoo!. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (27/02) pelo jornal The Guardian, que teve acesso a documentos confidenciais revelados pelo ex-analista da NSA Edward Snowden.

Entre 2008 e 2012, a GCHQ coletou imagens por meio de um programa chamado “Nervo Ótico”, que as extraía das webcams de computadores de usuários que tinham conta nos chats do Yahoo!. Essas imagens – muitas vezes com conotação sexual – eram armazenadas em bancos de dados que serviam também para alimentar sistemas de busca da NSA.

Utilizado em experimentos de reconhecimento facial, o “Nervo Ótico” monitorava alvos da agência britânica e funcionava como ferramenta para revelar potenciais suspeitos. As buscas realizadas com o sistema podiam ser feitas para identificar terroristas ou criminosos que estivessem usando diversas identidades para ocultar seus verdadeiros nomes. No entanto, muitos desses conteúdos não correspondiam necessariamente aos alvos de agências, incluindo, também, imagens de pessoas inocentes.

Quando o Guardian entrou em contato com o Yahoo!, o segundo maior servidor de e-mail do mundo reagiu com indignação e condenou o “Nervo Óptico”. Segundo o veículo, o gigante da internet negou envolvimento com a coleta de imagens da GCHQ e qualquer conhecimento prévio sobre o sistema. “Não estamos cientes nem aceitamos a atividade reportada”, declarou uma porta-voz do Yahoo!. “Esse relatório representa um nível totalmente inédito de violação da privacidade de nossos usuários, completamente inaceitável”, acrescentou.

Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/27603

Deixe uma resposta