Independentismo questiona integridade de partidos em Porto Rico

O Partido Independentista de Porto Rico (PIP) questionou a integridade das duas principais organizações políticas do país, que se envolveram em ações fraudulentas durante as eleições primárias celebradas no mês passado.

O comissionado eleitoral do PIP, Roberto Iván Aponte, ressaltou que os servidores públicos do governamental Partido Novo Progressista (PNP) e do opositor Partido Popular Democrático (PPD) envolvidos em graves irregularidades nas internas, que desatou um escândalo no país.

“Nossos servidores públicos descobriram irregularidades e questionaram os procedimentos”, disse Aponte.

Acrescentou que as irregularidades detectadas pelo PIP se transmitiram ao presidente da Comissão Estatal de Eleições (CEE), Héctor Conty, “quem como representante do interesse público tem feito os melhores esforços por atender nossas reivindicações”.

Indicou que o trabalho dos delegados do PIP como observadores no processo de revisão das cédulas emitidas nas primárias de 18 de março, os dois partidos mostraram resistência.

Aponte enumerou ao menos uma dezena de violações no procedimento eleitoral, que vão desde discrepâncias entre o número de eleitores e as cédulas eleitorais depositadas nas urnas até a ausência nos malotes da lista de eleitores e das atas de incidências na noite do evento.

Aceitaram-se como válidos até dois eleitores com seu status eleitoral inativo e se permitiram eleitores acrescentados a mão fora da unidade e o selo, quando o Código Eleitoral o proíbe.

“Em muitos colégios a quantidade de papeletas votadas em alvo e nulas é exagerada. Observa-se até 35 por cento dos eleitores votando em alvo”, disse o comissionado eleitoral do PIP.

Advertiu que é muito difícil que uma pessoa que decida ir às urnas em umas internas partidárias decida depositar o voto em branco.

Destacou também a falsificação de assinaturas em selos eleitorais do PNP e do PPD.

“É uma vergonha que de parte e parte se acusem de ter mais ou menos irregularidades que o outro. O evidente é que ambos (partidos) mentiram ao país e demonstraram que na prática são iguais”, denunciou Aponte.

Fonte: Prensa Latina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.