Incêndio criminoso ocorre em Ratones em área onde pretende se construir aeroporto e empreendimentos de luxo

Publicado em: 26/04/2017 às 13:45

19-1

Segundo laudo do ICMBio, a área queimada corresponde a mais de 8 hectares, foi queimada mata nativa, mangue, restinga e além de  matar animais diretamente. O fogo também atuou de forma significativa na expulsão dos animais sobreviventes.

No dia 15/02/2017 aconteceu um incêndio criminoso no bairro de Ratones justamente num terreno onde pretende-se fazer um grande empreendimento aeronáutico com mais de 300 engaras, moradias de luxo, um empreendimento que pela lei atual do município, pelo plano diretor da cidade não é possível realizar.

O vereador Pedrão encaminhou um requerimento alguns meses atrás solicitando ao ICMBio, polícia ambiental, corpo de bombeiros e todos os órgãos competentes para vistoriar se o incêndio havia sido criminoso ou de causa natural.

19-2

19-3

O laudo diz:

Apos a delimitação da área adjacente a origem do incêndio excluindo-se cuidadosamente a zona de confusão, foram aplicados métodos específicos de busca da causa de ignição, posicionamento de camadas de resíduos carbonizados acamados no solo no local onde o fogo foi ateado, existência de dispositivos de ignição, por exemplo palitos de fosforo, sera de velas entre outros. As constatações nos permitem concluir de forma inequívoca tratar-se de queimada provocada onde o autor, desconhecido, utilizou-se provavelmente de um isqueiro ou similar, a partir do qual o mesmo se alastrou tendo o vento norte-nordeste como principal forçante de dispersão…”

Assista ao vídeo do vereador Pedrão:

Fonte: Riozinho.

Deixe uma resposta