II Mostra Internacional de Cinema pelos Animais

Publicado em: 30/11/2011 às 09:00
II Mostra Internacional de Cinema pelos Animais

 Versão Itinerante da Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais traz filmes inéditos a Florianópolis

Não é de hoje que o cinema traz questões polêmicas em suas abordagens. E não será diferente na versão itinerante da II Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais.

Durante dois dias a realidade e os diversos ângulos da estranha e contraditória relação entre humanos e animais serão abordados através de filmes e documentários. A edição itinerante do evento tem como objetivo trazer aos amantes da sétima arte as diversas faces desse tema em todos os seus aspectos sejam eles de cooperação ou de exploração, bem como os impactos socioambientais que essa relação pode trazer.

Parte dos filmes projetados na Mostra em Curitiba será apresentada aqui, entre os quais o novo filme do Partido Animal Holandês “Sea The Truth” eo filme carioca “Abrigo”, que mostra de forma comovente o drama vivido por animais e humanos na maior catástrofe natural já ocorrida no país, entre outros diversos filmes dos mais variados formatos, desde amadores e independentes a grandes produções.

A Mostra Animal Itinerante, que será realizada nos dias 03 e 04 de dezembro, no Espaço Cultural Sol da Terra, Lagoa da Conceição, Florianópolis, também contará com alguns produtos à venda que tem como preceito o respeito aos animais.

O evento, idealizado e coordenado pelo Grupo Curitiba da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), teve expressivo sucesso em sua primeira edição, realizada em 2009. O coordenador da SVB na capital paranaense, Ricardo Laurino, conta que a primeira edição terminou com a promessa de uma nova edição e o esforço de vários voluntários, parceiros e patrocinadores tornaram realidade a segunda edição, que recebeu o dobro de filmes inscritos e uma gama maior de temas abordados.“Os animais são seres que a cada dia que passa ganham maior visibilidade nas discussões éticas de nossa sociedade. Trazer esse debate para as telas através de

diversas produções, além de atender a um público abrangente e em expansão, vem colocar o cinema em consonância com a sociedade”, explica. “A mostra tem como objetivo reunir os trabalhos já realizados e estimular novas produções que expressem as diversas visões relativas ao tema”. Em 2009, foram passados filmes importantes como o famoso documentário norte-americano “Terráqueos”, de produção independente que tem como narrador o ator Joaquin Phoenix e o filme Não Matarás, do Instituto Nina Rosa.

II Mostra Internacional de Cinema pelos Animais – versão Itinerante Floripa

Data: 3 e 4 de dezembro de 2011

Local: Espaço Cultural Sol da Terra (Av. Afonso Delambert Neto, 885 -Lagoa da Conceição -Floripa)

PROGRAMAÇÃO:

Sábado (03/12):

1) Bold Native (104′) as 14h
Direção de Denis Hennelly2010Los Angeles/CA – EUA

Produção Open Road Films
Duração: 104′
Gênero: Ficção
Sinopse:
Charlie Cranehill, um libertador de animais procurado por terrorismo doméstico, trabalha para coordenar uma ação de âmbito nacional, mas seu pai tenta encontrá-lo antes que o FBI o faça.

[stream provider=youtube flv=http%3A//www.youtube.com/watch%3Ffeature%3Dplayer_embedded%26v%3DEB0ITQfWjfk img=x:/img.youtube.com/vi/EB0ITQfWjfk/0.jpg embed=false share=false width=400 height=300 dock=true controlbar=over bandwidth=high autostart=false /]

2) A morte do cão (12’30”) as 16h
Direção de Juliana M. Fiori2011Curitiba/PR – Brasil

Faculdade CineTV PR
Gênero Documentário  Classificação Ind.: Livre
Duração: 12’30”
Sinopse:
Morte e vida canina

Participação em outros Festivais:

  • Mostra de cinema Universitário Pré-Mortem, e Sessão Cazé #4 – O Real e o Referente (cineclube universitário)

3) O Abrigo (73′) as 17h
Direção  de Flavia Trindade   2011Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Produção G.A.T.A. Filmes / Guetto Filmes
Duração: 73′
Gênero: Documentário
Sinopse:
Na madrugada de 12 de Janeiro de 2011, na região do Rio de Janeiro, uma tempestade causou a maior catástrofe natural do Brasil. Em meio a esse cenário de caos e devastação, entidades de proteção animal e voluntários reuniram forças para resgatar das áreas destruídas os animais vítimas dessa tragédia. Essas pessoas salvaram mais de 1200 vidas e são elas que contam a história da luta em prol dos animais e do nascimento do abrigo em Teresópolis da ONG Estimação.

Domingo (04/12):
1) Sea the Truth (60′) as 14h
Direção de Claudine Everaert   2010Países Baixos

Alalena –
Produção Nicolaas G. Pierson Foundation
Duração: 60′
Gênero: Documentário
Sinopse:
Em 2048 os Oceanos estarão vazios.

[stream provider=youtube flv=http%3A//www.youtube.com/watch%3Fv%3DbIXH3F8xYVo%26feature%3Dplayer_embedded img=x:/img.youtube.com/vi/bIXH3F8xYVo/0.jpg embed=false share=false width=400 height=300 dock=true controlbar=over bandwidth=high autostart=false /]

2) Skin Trade – Mercado de Peles (78′) as 15h30
Direção de Shannon Keith 2010/2011   Los Angeles/CA – EUA

Produção: ARME Production – Uncaged Films
Gênero Documentário
Duração: 78′
Sinopse:
O filme revela a dolorosa verdade desta indústria violenta e as questões sociopolíticas por trás de campanhas de marketing da indústria de pele. O documentário explora a conexão do comércio de peles de povos nativos, o impacto ambiental dos costumes, além da verdade na legislação de rotulagem, com a esperança de fechar brechas que permitem o uso de peles de gato, cachorro, raposa ou lobo, as quais são vendidas como “falsas” em mercadorias importadas da China.

Participação em outros Festivais:

  • LA Movie Awards: Melhor Documentário
  • LA Movie Awards: 1st Place Best -Melhor Diretor
  • The Indie Fest: Award of Merit: Melhor Documentário
  • 2010 Critical Animal Studies Awards: Eleito Estudo crítico animal do ano
  • Action on Film International Film Festival: Seleção Oficial
  • San Francisco United Film Festival: Seleção Oficial
  • Earth Savers Institute: Certificado Gold Eco
  • Colorado Film Festival – Prêmio de Prata
  • Los Angeles Reel Film Fest – Melhor Edição
  • Los Angeles Reel Film Fest – Menção Honrosa
  • Yosemite Film Festival – “Melhor Documentário”    [stream provider=youtube flv=http%3A//www.youtube.com/watch%3Fv%3DmHjzssoEez8%26feature%3Dplayer_embedded img=x:/img.youtube.com/vi/mHjzssoEez8/0.jpg embed=false share=false width=400 height=300 dock=true controlbar=over bandwidth=high autostart=false /]

CURADORES DA MOSTRA ITINERANTE 2011:SVB Curitiba

  • Andréia Kiedis;
    Camila Carbornar de Souza;
    Joselaine Seidel;
    Priscilla Regina Tamioso;
    Ricardo Laurino.SEMA/Agenda 21 PR
    Rosana Vicente Gnipper
    Ecoforça
    Valdir Donizete de Moraes

    Moro Filmes
    Diana Moro

     

    PARCERIA:

 

Mais informações:

http://mostraanimal.com.br/index.php/mostra-itinerante

Aline Souza (Coordenadora do Grupo Liberdade da SVB -Floripa) [email protected] ou 48-9141-4503

Assessoria de Imprensa:

Claudia Reis [email protected]

 

Deixe uma resposta