Honduras – Informe exclusivo de Tegucigalpa

Ronnie 6

Os jovens em greve de fome estão sequestrados literalmente pelo governo

Por Raul Fitipaldi, com Ronnie Huete desde Tegucigalpa, via skype, para Desacato.info

19:20 de Brasília

Acabamos de entrevistar, via skype a Ariel Varela y Miguel Briseño, os dois jovens hondurenhos que fazem greve de fome nos arredores da Casa Presidencial de Honduras.

Eles estão literalmente sequestrados pelo Estado hondurenho, que os separou das pessoas mobilizadas com uma cerca de metal. Não têm acesso a banheiros e ficaram isolados na barraca onde realizam o protesto. Faz muito calor na tarde de Honduras.

Nosso correspondente Ronnie Huete, conseguiu que trouxeram eles até a barreira metálica e conversamos com Varela e Briseño. “Esta luta é para derrubar ese governo corrupto de Juan Orlando Hernández” declarou Varela. Briseño confia na vitória da população pobre e na mobilização popular para derrubar um governo que considera ditatorial.

O estado de saúde dos grevista ainda é bom, mas, as próximas horas, em função do isolamento não aventuram muita tranquilidade.

Os jornalistas locais e estrangeiros se aproximaram à barreira de metal enquanto Varela e Briseño nos concediam a entrevista, e os canais de Honduras conseguiram conversar com eles momentos depois da nossa entrevista.

Nesta próxima sexta-feira haverá uma nova Marcha das Tochas, desta vez em nível nacional, respaldando estes jovens e exigindo que tenham um tratamento humanitário e acesso a eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.