Homenagem ao jornalista Celso Martins

 

Margaret Grando e Anita Martins, esposa e filha do jornalista, historiador, pesquisador, escritor e militante Celso Martins, que faleceu no dia 11 deste mês, receberam homenagem póstuma oferecida pelo vereador Prof. Lino Peres e pelo Deputado Dirceu Dresch na terça-feira, 27 de novembro de 2018, durante o “Seminário Internacional: O Direito Humano à Comunicação” na Alesc. Os dois legisladores foram os proponentes como presidentes das Frentes Parlamentares pela Democratização da Comunicação, respectivamente, da Câmara Municipal de Florianópolis e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Incansável na resistência contra a Ditadura Militar como membro do Partido Comunista Brasileiro, Celso era um repórter nato e atuou nos principais jornais de Santa Catarina. Também colaborou com diversos veículos de enfrentamento dos Anos de Chumbo como Unidade, Voz da Unidade e Hora do Povo. A partir do início dos anos 2000 fundou e dirigiu o Daqui na Rede, de jornalismo hiperlocal, sobre as comunidades de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Engrandeceu sua militância ao se tornar historiador formado pela UDESC, conhecimento que lhe deu base para pesquisar e para estender sua bibliografia como autor. “Os quatro cantos do sol – Operação Barriga Verde”, sobre a mais violenta e raivosa operação dos órgãos de repressão de Santa Catarina, é uma apuração histórica primorosa.

Abalado com a morte do ex-reitor da UFSC Luiz Cancellier, amigo próximo, e com os sombrios tempos de mentiras e ódio em que vivemos, o lutador Celso nos deixou aos 62 anos de idade, vítima de infarto.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.