Homem se mata após suspeita de coronavírus; exames descartam doença

Acreditando estar com o coronavírus, homem comete suicídio para não infectar a família. "Meu pai passou o dia inteiro assistindo a vídeos relacionados ao coronavírus". Exames descartaram a doença e OMS lança alerta contra pânico. Ele deixa a esposa e três filhos.

Foto: Reprodução da internet

Um homem de 50 anos cometeu suicídio na Índia na última segunda-feira (10) para não contaminar a família com o novo coronavírus. Embora Bala Krishna não tenha sido diagnosticado com a doença, ele manteve a família distante até decidir se enforcar em uma árvore no distrito de Chittoor.

Bala Krishna adoeceu há alguns dias e visitou o hospital geral do governo para consulta médica no último dia 5, contou ao jornal indiano ‘Times of India’ o filho mais velho do homem, K Bala Murali.

O médico descartou o coronavírus, mas disse que ele sofria de infecção viral, lhe receitou um remédio e o aconselhou a usar máscara cirúrgica para evitar que o vírus se espalhasse.

Quando voltou para casa, Bala Krishna disse à família que havia contraído o Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) e pediu para que ninguém se aproximasse.

Quando os familiares tentaram dizer que dificilmente ele estava infectado pelo novo coronavírus, Bala Krishna os afastou atirando pedras.

“Meu pai ficou o dia inteiro assistindo a vídeos relacionados ao coronavírus, continuou dizendo que tinha sintomas semelhantes e que estava infectado”, contou Murlai. “Ele disse que temia que o vírus mortal pudesse se espalhar para eles e para outras pessoas. Quando um de nós tentou se aproximar, ele atirou pedras.”

Quando todos já dormiam, durante a madrugada de segunda, Bala Krishna fugiu de casa. Por volta das 3h, a família percebeu que ele havia desaparecido e que a casa estava trancada pelo lado de fora.

A mulher de Bala Krishna, Lakshmi Devi, 45, ligou para os vizinhos, que correram até lá para abrir a porta e iniciar as buscas. Pouco tempo depois, encontram o homem pendurado em uma árvore perto do cemitério em que sua mãe foi enterrada, nos arredores da vila.

Antes do desfecho trágico, Murali diz que contatou o governo local para pedir assistência ao pai, mas ninguém apareceu.

“Se alguém por trás dos números gratuitos tivesse respondido a tempo, meu pai estaria vivo hoje. Nosso único apelo ao governo é que conscientize as pessoas sobre o coronavírus para que ninguém mais morra por ignorância, como aconteceu a meu pai”, disse.

Bala Kirshna deixa a mulher, os filhos K Bala Murali, 22, e K Nagamani, 19, e a filha K Shilpa, 15.

Alerta contra pânico

Embora muitos países tenham restringidos viagens internacionais, como é o caso dos Estados Unidos, e tenha havido aumento da busca por máscaras cirúrgicas e álcool gel no Brasil, o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, garante não haver razão para pânico.

“Esse é o momento da ciência, não dos rumores”, afirmou, ao lembrar que o coronavírus causa sintomas semelhantes aos de um resfriado na maioria dos casos.

Alguns infectados não desenvolvem sequer os sintomas. A doença pode evoluir para pneumonia e morte apenas no grupo de risco: idosos e doentes.

Ainda segundo a OMS, a letalidade da cepa depende da relação entre os casos confirmados e mortes de infectados.

Hoje, o Covid-19 mata 2 a cada 100 pessoas diagnosticadas, mas o número de casos tem aumentado mais rápido do que o de mortes, o que indica que a taxa de mortalidade do vírus possa ser menor que 2%.

Coronavírus

Até agora, a transmissão entre humanos do coronavírus ocorreu assim:

? Proximidade do doente com familiares e profissionais de saúde
? Maioria dos casos envolve contato com quem visitou a província de Hubei (China), cuja capital é Wuhan
? Fora da China, também já foram registradas transmissões entre pessoas

Qual a gravidade da doença?
? Os problemas respiratórios variam de leve a pneumonia e morte
? Gravidade é maior entre pessoas já doentes e idosas

Como se prevenir?
? Não entre em contato com quem sofre de infecções respiratórias
? Use lenço descartável
? Lave as mãos frequentemente
? Use álcool gel para limpar a superfície dos móveis e objetos
? Evite contato com animais selvagens ou doentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.