Hoje: IFSC lança o livro “Aventuras na cozinha: descobrindo sabores”

Nesta quarta (18), no CIB, vai ocorrer o lançamento do livro “Aventuras na Cozinha: Descobrindo Sabores”, organizado por nutricionistas e professores do IFSC Continente. O trabalho, que tem o objetivo de apresentar receitas saudáveis a crianças e famílias, começou há um ano com a elaboração de pesquisas, receitas e testes nas escolas Praia do Riso, em Coqueiros, e no Centro Educacional São José, com 30 crianças de cinco e seis anos.
Foram oferecidas 10 receitas para aprovação das crianças e enviadas aos pais para experimentarem em casa. O resultado são 26 deliciosas receitas, sendo que duas serão oferecidas amanhã, durante o lançamento do livro: uma pasta de ricota com cenoura e uma de lentilha. Algumas edições do livro, que é gratuito, foram distribuídas na escola de São José e amanhã serão sorteadas 10 edições. O livro está on-line para ser baixado por PDF no link http://www.ifsc.edu.br/portal-de-periodicos.
Por Linete Martins.

Aventuras na Cozinha: Descobrindo Sabores
O CIB em parceria com o IFSC –  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, tem a honra e o prazer de convidá-lo para o lançamento do livro AVENTURAS NA COZINHA: DESCOBRINDO SABORES, das organizadoras  Ana Carolina Teodoroski, Caroline Daufemback Henrique, Emanoelle Nazareth Fogaça Marcos, Mariana Kilpp Silva, Nicole Pelaez, Patrícia Matos Scheuer e Vanessa Fernandes Davies. 
 
O livro nasceu da vontade de ajudar a superar alguns obstáculos das famílias na busca de uma alimentação saudável como pais trabalhando fora em tempo integral, maior número de refeições consumidas fora de casa e aumento gradativo no consumo de alimentos industrializados (bebidas açucaradas, biscoitos recheados, salgadinhos tipo chips, iogurtes e achocolatados altamente adoçados, sanduíches gordurosos, frituras de toda ordem e doces em geral).

O principal objetivo foi incentivar o consumo de alimentos comumente rejeitados pelas crianças (e adultos!) – porém, essenciais para uma boa alimentação – tais como frutas, verduras, legumes, grãos de leguminosas e cereais integrais.  Esse incentivo vem embrulhado com a deliciosa roupagem da gastronomia, que com suas técnicas e dicas torna tudo mais gostoso.
 
Para produzir o livro foram realizadas etapa scomo busca de receitas, testes das receitas em laboratório e verificação de aceitação das crianças e pais. 
 

O resultado do trabalho originou um livro com  26 receitas de lanches nutritivos, de baixo custo e fáceis de preparar, que vão agradar a toda família. 

DATA: 18 de ABRIL – 19H
LOCAL: ?Casa D’Itália – Praça XV de Novembro – 340 – Centro
ORGANIZADORAS:
Ana Carolina Teodoroski, Caroline Daufemback Henrique, Emanoelle Nazareth Fogaça Marcos Mariana Kilpp Silva Nicole Pelaez Patrícia Matos Scheuer Vanessa Fernandes Davies
Projeto EditalAPROEX 01/2017 da Pró-reitoria de extensão e relações externas do IFSC e do Câmpus Florianópolis/Continente

APOIO: CIBSC e IFSC?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.