Hoje, Aula Magna: A questão da Universidade – DCE UFSC

O Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos da UFSC convida para a aula magna inaugural do semestre: A questão da Universidade.

Desde o golpe de 2016, vivemos uma conjuntura de cortes na educação e ataques à classe trabalhadora e estudantil. Mesmo com a relativa democratização do acesso ao ensino público superior promovida nos últimos anos, as políticas de permanência estudantil e de fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão nas Universidades não acompanharam esse processo.


A Universidade hoje é ainda um espaço elitista e meritocrático, que não serve à formação humana, política, tecnológica, científica, cultural e social de grande parcela da sociedade brasileira que sempre esteve às margens desse processo.

O projeto político que aprovou a EC 95 (PEC 55) congelando os investimentos na saúde e educação por 20 anos, assim como a reforma trabalhista intensificando a exploração das e dos trabalhadoras(es), flexibilizando os critérios para o reconhecimento do trabalho escravo, também coloca para as Universidades, bem como nos moldes de 64 , a privatização do ensino público superior.
As diversas intervenções do MEC nos cursos universitários pelo Brasil, com censuras e ataques aos princípios constitucionais que garantem a autonomia e democracia universitária são uma realidade. No caso da UFSC, tentou-se aprovar a cobrança de taxas e o aumento do preço do Restaurante Universitário, assim como o aumento do valor da refeição para terceirizados, e a grave intervenção direta da Polícia Federal, que feriram diretamente o direito da autonomia universitária.

Para debater a construção de uma Universidade nesses moldes, oriunda do processo de colonização do país e da própria América Latina, que vivenciou diversas rupturas democráticas, convidamos a todas e todos para participarem desse debate sobre a realidade universitária brasileira, com o intuito de aprofundar a defesa da Universidade pública, gratuita, estatal e de qualidade. Com a proposta de debatermos projetos de Universidade transformadores, críticos e consequentes, contaremos com a presença dos palestrantes:

Cecília Brancher

Graduanda em Relações Internacionais na UFSC. É membra da Comissão da Memória e Verdade e da Comissão do Acervo de Direitos Humanos da UFSC. Trabalhou no Centro de Documentación do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, em Santiago do Chile, no ano de 2017. Membra do Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos da UFSC (DCE UFSC), Gestão Ainda Há Tempo (2017/18).

Diógenes Breda

Economista pela UFSC, mestre em Estudos Latinoamericanos pela UNAM (México), ex-coordenador do DCE-UFSC gestão “Boas Novas”, 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here