Granizo e especulação atingem fraiburguenses (inclui áudio)

Granizo e especulação atingem fraiburguenses (inclui áudio)

Jilson Carlos Souza, de Fraiburgo, para Desacato.info.

Fotos: Cesar Malinoski.

O município de Fraiburgo amanheceu nessa quarta-feira (19/10), na esperança de que as chuvas cessem para que os reparos possam ser feitos. Os danos e prejuízos ainda são incalculáveis, e foram causados por 20 minutos de chuva de granizo, acontecido ontem no horário das 15h00 as 15h20.

Informe de Jilson Carlos Souza- Escute aqui.

Segundo informações preliminares da defesa civil 1000 casas foram danificadas nos bairros: São José, Jardim América, parte do Centro, Bela Vista, Santa Monica, São Sebastião, Dez de Novembro, Linha Brasília entre outras localidades, perfazendo um total de 4.500 pessoas atingidas. Também foram danificados estabelecimentos comerciais, o hospital, uma creche e três escolas sendo duas estaduais e uma municipal, por isso, as aulas foram suspensas na rede estadual e municipal.

fraiburgo-1-a

Além de casas e carros que foram danificados, há informações de que o interior também foi seriamente atingido. Estimativas dão conta que os pequenos produtores de fruta de caroço (Ameixa, Nectarina e Pêssego), foram muito afetados, algumas dessas frutas começariam a ser colhidas a partir da próxima segunda-feira. Infelizmente tem alguns comerciantes que estão se aproveitado da situação e aplicando a famigerada Lei de Gerson (levar vantagem em tudo), e estão aplicando preços exorbitantes em produtos como lona e telhas de fibrocimento, alguns preços tiveram um acréscimo de 600% do valor praticado antes do temporal, um exemplo é o metro da lona, que antes era comercializada por R$ 2,00 o metro, e hoje tem estabelecimentos comerciais vendendo a R$ 12,00 o metro. Essa pratica fere Código de Defesa do Consumidor, no inciso V e X, do art. 39 e a Lei 1.521/12 que versa sobre Crimes Contra a Economia Popular.

As previsões meteorológicas para hoje e manhã são de mais chuva com granizo durante a tarde.

fraiburgo-3-a

fraiburgo-4-a

Você precisa estar logado para postar um comentário Login