Grafiteira pernambucana usa tintas de terra para criar murais que celebram a natureza

Ianah Maia divide o tempo entre os estudos de agroecologia e a atuação como artista visual. Pernambucana, ela cria murais que celebram a natureza usando apenas geotintas, com pigmentos feitos de terra.

Imagem: Reprodução

A reflexão sobre os materiais teve início quando Ianah pintava um mural em uma comunidade próxima a um rio. Ela notou que os colegas lavavam os pincéis no próprio rio, pois a casa dos moradores locais não tinha rede de esgoto e, portanto, o destino seria o mesmo.

Conforme uma matéria publicada pelo Follow The Colours, a artista começou a pesquisar sobre as geotintas em 2017, por influência da amiga Beatriz Omnirá, que trabalha com cerâmicas. Logo, elas foram incorporadas ao seu trabalho e levadas para as ruas, substituindo a tinta acrílica e tornando-se parte do processo criativo.

Com isso, a arte urbana de Ianah é feita de forma mais responsável e, ao mesmo tempo, valoriza as cores de cada território. Esta paleta de pigmentos naturais é mais enxuta e, por isso, exige uma dose extra de criatividade da artista.

Recentemente, sua exposição “Temporal” foi feita apenas com obras que utilizam geotintas, mas ela também aposta em cores industrializadas em outros trabalhos.

Hoje, suas obras estão espalhadas nas ruas de cidades brasileiras como Recife, Olinda, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, mas também fazem sucesso no exterior, conquistando os muros de Buenos Aires, Barcelona, Madrid, Paris e Marselha.

Veja mais trabalhos em geotintas, de Ianah

Para acompanhar as pinturas com pigmentos naturais (ou não), não deixa de seguir a artista no Instagram e dar aquela espiada no site da moça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.