Governo da Venezuela decreta 100% de cobertura nacional de programa de saúde pública

Publicado em: 21/04/2017 às 23:31
Governo da Venezuela decreta 100% de cobertura nacional de programa de saúde pública

Para consolidar um sistema público de saúde com maior inclusão, o governo bolivariano anunciou que o programa Bairro Adentro já cobre 100% de todos os estados da Venezuela.

Criado há 13 anos, a missão Bairro Adentro tem o objetivo de democratizar o acesso aos serviços de saúde e levar justiça social a todos os setores do país.

A iniciativa surgiu durante as fortes chuvas registradas em 1999 no estado de Vargas que provocaram inundações e deslizamentos de terra. Para atender a população afetada, o governo Chávez criou um plano de contigência sanitária com o apoio de médicos cubanos.

O atendimento primário e preventivo acontece através de módulos, consultórios e clínicas populares localizados em comunidades com pouco acesso ao sistema de saúde convencional.

Depois de seu lançamento em 2003, o programa foi ampliado e conta com quatro fases para atender diferentes áreas de saúde e complementar o atendimento nos hospitais.

Bairro Adentro conta com 10 mil consultórios populares, 594 Centros de Diagnóstico Integral (CDI), 596 Salas de Reabilitaçao Integral (SRI), e médicos venezuelanos formados no Programa de Medicina Integral Comunitária, além de um importante contingente de médicos cubanos que trabalham no país.

Está dividido através da chamada Área de Saúde Integral Comunitária (Asic), que são territórios geopolíticos e sociais para a integração e articulação participativa e protagônica do poder popular com as instituiçoes públicas. O objetivo é a tomada de decisões para desenhar, planejar, executar, controlar, fazer seguimento e avaliar as políticas públicas em saúde.

Fonte: DiárioLiberdade.org

Deixe uma resposta