Golpe agendado: oposição venezuelana promete mudar governo em 3 meses

O deputado Henry Ramos Allup, do partido Ação Democrática foi eleito presidente da Assembleia Nacional da Venezuela neste domingo (3). Líder da oposição, ele já anunciou que pretende “mudar o executivo nacional” já nos três primeiros meses deste ano.

Allup afirma que “não será um contra-poder”, mas vai “mudar o executivo” em três meses Allup, que representa a extrema-direita venezuelana, se posiciona como uma alternativa ao chavismo e já anuncia mudanças estratégicas para o fortalecimento de uma possível onda golpista.

Uma das primeiras declarações de Allup foi em relação ao Sistema Nacional de Meios de Comunicação do país, onde mostrou interesse em “reformar” a Fundação Televisiva da Assembleia Nacional (ANTV).

Nitidamente a democracia nos meios de comunicação é um ponto chave da direita latino-americana. Não à toa, foi a primeira área atacada pelo recém eleito presidente da Argentina, Maurício Macri, que já anunciou uma “reformulação” da Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual, entidade responsável pela implementação da Lei de Meios, considerada uma das mais avançadas do mundo.

A eleição para a presidência da Assembleia venezuelana foi realizada em um hotel de Caracas, com a participação de 111 dos 112 deputados da oposição. Um acidente de trânsito impediu um parlamentar de participar da eleição. Henry Ramos Allup foi eleito com 62 votos e em segundo lugar ficou Júlio Borges, líder do partido Primeiro Justiça (centro-direita), com 49 votos.

Do Portal Vermelho, Mariana Serafini, com agências

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.