Geopolítica da Amazônia – Debate sobre ecologia e neocolonialismo

Esta é uma conferência que deveria ser vista por todas as pessoas que, de boa fé, lutam em defesa da natureza, contra sua destruição.

Ocorre que, muitas vezes, essas pessoas altruístas acabam por servir os interesses dos maiores destruidores de vida no planeta: as grandes corporações capitalistas.

Como nos revela Álvaro García Linera, existem planos concretos dos países imperialistas e neocolonialistas (da América do Norte e da Europa) para arrebatar o controle da Amazônia. Para levar avante este propósito, fazem uso dos serviços de muita gente (especialmente jovens) que, sem se darem conta, acabam servindo de ponta de lança dos planos mais sórdidos do grande capital multinacional.

Portanto, é de muita importância refletir sobre as revelações presentes neste vídeo, É fundamental que cada militante de uma ONG se pergunte algumas coisas: Qual é o país sede da mesma? Qual é a fonte prinipal de recursos financeiros que sustentam suas atividades? Qual é a visão imperante nesta ONG sobre a soberania dos países do Terceiro Mundo e sobre seus recursos naturais?

Quem sabe se, tão somente com estas poucas indagações, muitas mentes possam ser iluminadas.

Tradução e Legendas: Jair de Souza.

Geopolítica da Amazônia – Debate sobre ecologia e neocolonialismo from José Espare on Vimeo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.