GEAAF lança livro no aniversário da Lei Nacional da Adoção

Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Florianópolis lança obra comemorativa aos seus 15 anos no dia 3 de agosto

O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Florianópolis (GEAAF) escolheu o dia 3 de agosto, quando se comemoram os três anos da Lei Nacional da Adoção, para lançar o livro “Toda forma de amor – 15 anos do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Florianópolis”. A obra comemora os 15 anos desde a formalização do GEAAF, completos em julho de 2011, e registra a história da instituição.

A Lei Nacional da Adoção (lei nº 12.010/2009) alterou a legislação brasileira relacionada à garantia do direito à convivência familiar das crianças e adolescentes, aperfeiçoando a sistemática prevista para os casos em que é necessário afastar as crianças ou adolescentes de sua família de origem. O GEAAF contribuiu significativamente para a construção da lei, tendo enviado diversas propostas para sua redação a partir do convite do autor, deputado João Matos. Em novembro de 2004, o GEAAF também participou do Seminário sobre a Lei Nacional da Adoção promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

O livro

Essa e outras contribuições do GEAAF para o estudo e a divulgação do tema Adoção, bem como as atividades realizadas, ao longo de 15 anos, para apoiar e orientar pais adotivos e candidatos a adoção, estão registradas no livro a ser lançado no dia 3. “Toda forma de amor – 15 anos do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Florianópolis” é uma publicação do GEAAF que registra a história do Grupo e as atividades desenvolvidas desde antes de sua formalização.

As campanhas realizadas, parcerias firmadas, projetos e estudos desenvolvidos e eventos relevantes ajudam a contar a trajetória da entidade, que marcou de tantos modos positivos a vida das centenas de pessoas que passaram pela instituição até hoje.

A apresentação do livro é de autoria de Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, doutora em Psicologia Experimental e reconhecia pesquisadora sobre adoção, que tem acompanhado a trajetória do GEAAF há muitos anos. A obra contém depoimentos de profissionais que contribuíram nos projetos do Grupo, de candidatos e pais por adoção que participaram das atividades da entidade.

O livro será lançado na sexta-feira (3) às 10h, no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a entrega oficial de um exemplar para o acervo da ALESC. O GEAAF convida a comunidade a participar do evento, que é aberto. As pessoas presentes poderão solicitar gratuitamente um exemplar do livro, que também será distribuído para entidades da rede de assistência social na Grande Florianópolis, poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público, grupos de apoio à adoção do Estado e profissionais que participaram da história da instituição.

Sobre o GEAAF

O GEAAF é uma entidade da sociedade civil organizada sem fins lucrativos reconhecida como de Utilidade Pública, voltada ao estudo, à divulgação e à promoção da reflexão sobre temas relacionados à formação de uma família através da adoção. Foi o primeiro grupo de apoio à adoção em Santa Catarina e um dos primeiros do país. Hoje, é uma organização reconhecida pelo seu trabalho e por sua contribuição à sociedade brasileira.

As iniciativas que deram origem ao GEAAF começaram no ano de 1991, quando alguns pais por adoção passaram a se reunir mensalmente, em Florianópolis, para trocar experiências e estudar o tema.  Com o crescente interesse pelo trabalho do grupo, ele formalizou-se no ano de 1996, com a criação da Organização Não-Governamental Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Florianópolis (GEAAF).

Desde então, a entidade desenvolveu inúmeras atividades voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente no que se refere ao direito à convivência familiar e comunitária, bem como atividades voltadas ao apoio e orientação a pais adotivos e candidatos à adoção. Nesses 15 anos, o GEAAF promoveu encontros mensais abertos à comunidade, com palestras e discussões sobre temas relacionados a família e adoção; grupos de reflexão para candidatos à adoção; grupos de pais por adoção; palestras e eventos; e foi campo de estágio para estudantes de diversos cursos, como Psicologia, Serviço Social e Jornalismo. A entidade também promoveu o estudo da adoção, a divulgação do tema na mídia e nas escolas, desenvolveu estudos relevantes e contribuiu na elaboração da Lei Nacional da Adoção.

Reconhecido por sua contribuição na área, o GEAAF esteve representado, ao longo desses anos, nos conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos conselhos Municipal e Estadual de Assistência Social, no Fórum de ONGS da Assistência Social de Santa Catarina e no Fórum Municipal de Políticas Públicas.

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro “Toda forma de amor – 15 anos do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Florianópolis”

Quando: 3 de agosto, às 10h

Onde: Hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Evento aberto.


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.