GAM leva Nova Friburgo para a Cúpula dos Povos na Rio+20

Nesta sexta-feira, 15, será inaugurada no Rio de Janeiro a Cúpula dos Povos, um evento organizado pela sociedade civil global, paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento surgiu como uma proposta alternativa a conferência oficial da ONU inspirado no que ocorreu durante a Eco 92. São esperadas cerca de 30 mil pessoas que devem passar diariamente pelas estruturas montadas no Aterro do Flamengo que vai receber diversas organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares de todo o mundo.

Em Nova Friburgo, o GAM (Grupo Articulação dos Movimentos) teve sua participação confirmada no encontro. Formado por cidadãos comuns, movimentos sociais surgidos através da internet e ONGs, o grupo vem atuando desde agosto de 2011, tendo por objetivo ser um meio de articulação das diversas iniciativas em prol da cidade, de forma a somar forças e estimular uma reconstrução modelo ao país, pautada sobre novos vieses sociais, ambientais, econômicos e focada no estímulo a participação cidadã.

Durante a cúpula, um coletivo de 10 participantes do GAM apresentará uma retrospectiva dos acontecimentos que marcaram a história do município, tendo como ponto de partida a ocorrência da maior catástrofe climática da história do Brasil, em janeiro de 2011, o panorama ambiental local antes e depois da tragédia, as subsequentes articulações via redes sociais da internet, o início das mobilizações populares e o surgimento de ideias e projetos focados no estímulo a cidadania e consequentemente ao desejo de uma cidade social e economicamente mais justa e ambientalmente sustentável, em consonância com os desafios do século XXI.

Dentre as iniciativas, eventos, planos futuros e projetos que serão apresentados estão o surgimento do Movimento Absurdo como vanguarda em termos de organização popular de forma virtual, o Movimento Nova Friburgo em Transição (Transition Towns), as experiências das ONGs Ecossocial da Região Serrana e Diálogo, o Pesc (Plano de Emergência da Sociedade Civil), o projeto-piloto da construção de um ecobairro e o também projeto “Conexão Terra”, este último tendo nascido com o propósito de promover o sentido de cidadania através do compartilhamento de conhecimentos, ideias e vivências que estimulem mudanças de atitudes e revisão de paradigmas, como ocorreu após as chuvas do ano passado.

Além de divulgar as movimentações sociais, ambientais e populares iniciados no ano passado, o GAM pretende estabelecer contatos e parcerias que possam ajudar na realização dos objetivos propostos pelo grupo. A “Apresentação do case Nova Friburgo” irá ocorrer no domingo, 17 de junho, das 11h30 às 13h30, na Tenda nº 21—Margarida Alves—, Aterro do Flamengo. O evento é aberto ao público.
Os participantes agem de forma livre e voluntária e para viajarem para a Cúpula estão rifando uma cesta de chocolates que será sorteada no dia 30 de junho de 2012, a fim de reduzir os custos com transporte, alimentação e estadia. Para maiores informações sobre como ajudar o grupo e, também, como participar, acesse o blog: http://gam-nf.blogspot.com ou entre em contato através do e-mail: [email protected].

Fonte: http://gam-nf.blogspot.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here