Florianópolis respira cultura no fim de semana em que comemora seus 288 anos

Publicado em: 20/03/2014 às 09:55
Florianópolis respira cultura no fim de semana em que comemora seus 288 anos

maratonaDe sexta a domingo a capital catarinense se transforma em um grande palco com a realização da Maratona Cultural 2014.

Ao longo de 36 horas, moradores e turistas poderão aproveitar apresentações artísticas gratuitamente.

A partir desta sexta-feira (21/03), a capital catarinense será transformada em um grande palco, para receber, durante 36 horas de programação, os mais de 700 artistas que tomarão suas ruas, praças e teatros para comemorar os 288 anos de Florianópolis, com a realização da quarta edição da Maratona Cultural. O evento, considerado o maior do gênero em Santa Catarina, contemplará 48 endereços (sete a mais que na edição anterior) com apresentações artísticas e intervenções culturais.

De acordo com coordenação do evento, mais de 120 mil pessoas devem assistir à programação até o domingo, dia 23. E como o próprio nome do evento sugere, é preciso planejar-se para esta verdadeira “maratona”, elegendo as suas preferências e planejando-se, já que para os espetáculos em espaços fechados a entrega de ingressos só será liberada com uma hora antes do seu início. Para todas as demais atrações, em espaços abertos, não é necessária a retirada de ingressos.

Ao todo, serão 62 atrações musicais, 19 grupos de dança, 21 grupos de teatros, 25 exposições artísticas e 26 produções cinematográficas destinadas para o público de todas as idades. A noite de abertura (21) já mostra o que o público irá encontrar nos dias seguintes, com atrações diversificadas. Como, por exemplo, o espetáculo “Ariana”, da Cia Jovem Escola Teatro Bolshoi; a programação musical do Canto do Noel, na Travessa Radclif ou na Escadaria do Rosário; ou ainda a montagem teatral “Casa de Pólvora”, de Jaraguá do Sul.

Com 85% das atrações oriundas de Santa Catarina, a Maratona Cultural se espalha pela cidade já nas primeiras horas da manhã de sábado, com peças teatrais para as crianças, a partir das 10h, parando somente na madrugada de sábado para domingo, com três shows de rock, na Célula Showcase. É possível ainda visitar exposições artísticas nas galerias participantes, conhecer um pouco sobre a história do Centro Histórico da cidade com uma visita guiada, participar de uma virada digital, a Hackathon, no Museu Escola Catarinense (MESC), que rolará madrugada adentro.

Convidados de outras cidades, estados e até mesmo de outros países promovem o intercâmbio cultural proposto pelo evento. Na edição de 2014, os convidados são: os músicos Tulipa Ruiz (SP), Tom Zé (BA), Aldo The Band (SP), Uh lala! (PR), Felipe Cordeiro (PA), Almah (SP), Daniel Hunt (Inglaterra), Nicola Son (França), Oceano Duo (Argentina), Elvis Pauli (Itajaí), Filipe Burgonovo (Blumenau), Lenzi Brothers (Balneário Camboriú), Giana Cervi (Itajaí), Nevilton (PR), Preto Massa (MG), Mundo Analógico (Criciúma); as companhias de Teatro Teatro Invertido (MG), Colher de Pau (Jaraguá do Sul/SC), Erasnos Circulo de Arte (Itajaí/SC), Trip Teatro de Animação (Rio do Sul/SC), Minha nossa e Girolê (PR), Téspis Cia de Teatro (Itajaí), Grupo Jota (Joinville), Cia Mútua (Itajaí), Cia Manipuladora EtcITal (Itajaí), Barração Teatro (SP) e Cia Dedo de Prosa (SP); e os dançarinos Dagi Dornelles e Cia de dança Eduardo Severiano, ambos do Rio Grande do Sul.

Além das atrações culturais, a Maratona também oferta ao público outras atividades de lazer, como a Pedalada Maratona Cultural, que levará os participantes para um passeio por regiões da cidade. No sábado (22), o passeio, de 11km, sairá às 16h do Largo da Catedral; já no domingo (23) a pedalada sai do Parque da Luz, às 18h, com destino ao show do cantor Tom Zé, em Coqueiros. Ainda pensando na mobilidade do público, o ônibus Floripa by Bus disponibilizará linhas especiais que, levarão o público para vários pontos do evento, através da aquisição de um passaporte que permite ao usuário embarcar e desembarcar quantas vezes desejar. Haverá também a locação de bicicletas para quem preferir deslocar-se de forma mais sustentável através de um bicicletário, montado na Praça Fernando Machado.

A programação completa está disponível no site www.maratonacultural.com, e outras novidades também são informadas a todo o momento via Facebook (facebook.com/maratonacultural).

A Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Funcultural, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Tractebel Energia, Caixa Econômica Federal e Da Magrinha.

Um Comentário para "Florianópolis respira cultura no fim de semana em que comemora seus 288 anos"

  1. Dagmar Laus   21/03/2014 at 16:20

    Olá,
    Como acompanho as publicações desse portal, acredito que deveriam se informar bem sobre o que de fato está nos bastidores desse evento. Para que vocês vejam somente a metade da missa, indico a leitura desses dois links. Porque acham que a PMF apoía? O que aconteceu na gestão Cesar Jr na SOL? Porque setores locais da Cultura são preteridos?

    http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/noticia/2014/03/entenda-as-controversias-que-envolvem-a-maratona-cultural-de-florianopolis-4450448.html

    http://www.tudosobrefloripa.com.br/index.php/desc_noticias/governo_do_estado_volta_atras_e_cancela_repasse_para_maratona_cultural

    Responder

Deixe uma resposta