Florianópolis recebe mostra de cinema com temática lésbica

Imagem: Reprodução

Uma Câmera na Mão, Sapatão! ocorre de 19 a 29 de agosto

Agosto é o mês da visibilidade lésbica e iniciativas que marcam a data já estão confirmadas em Floripa. Um dos projetos que vale a pena ficar na agenda de mulheres lésbicas ou que se interessem pelo tema é a inédita mostra Uma Câmera na Mão, Sapatão!, que acontece de 19 a 29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica – em diversos lugares da Capital catarinense.

A organização conta com Guilhermina Cunha, militante do 8M e do movimento LGBTI, e a cineasta Leticia Marques, que selecionou os filmes e fez a curadoria. Leticia conta que a ideia do nome da mostra surgiu quando ela viu a foto de uma das cineastas lésbicas importantes na história do cinema, Barbara Hammer, segurando uma câmera (foto em destaque). O intuito do evento é promover o encontro entre mulheres lésbicas artistas e ativistas, criar espaços de reconhecimento e troca de experiências entre as mesmas, fortalecendo assim a identidade lésbica.

Na abertura (19), no CIC, será exibido o longa-metragem de documentário Dykes, Camera, Action!, de Caroline Berler. Na obra, as cineastas Barbara Hammer, Su Friedich,, Rose Troche, Cheryl Dunye, Yoruba Richen, Desiree Akhavan, Vicky Du e as críticas de cinema B Ruby Rich e Jenni Olson, entre outras, compartilham histórias sobre suas vidas e discutem como elas expressavam a identidade queer em seus filmes.

A mostra segue com a sessão de curtas, na qual todos os filmes são brasileiros e dirigidos por diferentes cineastas. Haverá exibições na Udesc, no La Kahlo, na rua Victor Meirelles, Instituto Arco-Íris, entre outros espaços.

Festa vai arrecadar recursos para a mostra

Nesta sexta-feira (26), haverá uma festa no Taliesyn, no Centro, para arrecadar dinheiro para a exibição do longa Dykes, Camera, Action!. A discotecagem fica por conta de Rose Bär e Anna O’Sfair, Sarah Zimmermann (Chroma), Leticia Marques e Fernanda K. A entrada custa R$ 10. Mais informações na página do evento no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.