Florianópolis: População em situação de rua se manifesta contra os tapumes e política higienista. Assista!

Jana Machado entrevistou o vereador Lino Peres que fez um resumo do que está acontecendo com a população em situação de rua em Florianópolis e apontou várias soluções.

Assista a reportagem no vídeo acima.

Movimento de Moradores em Situação de Rua se mobiliza em Florianópolis desde cedo. 

Florianópolis: População em situação de rua se manifesta contra os tapumes e política higienista. Assista!
 
Vitória da mobilização por hoje, haverá um abrigo por 4 meses e quarta continuarão as conversas com a Prefeitura. No entanto há medo por uma possível retaliação das forças policiais por causa do ato.
 
Vereador Lino Peres, ativista pelos Direitos Humanos Ivone Maria Perassa, psicólogo social Gabriel Amado e o Padre Vilson Groh acompanham de perto os acontecimentos.

450 pessoas ficaram sem vagas de abrigo em Florianópolis, segundo André Schafer, liderança dos moradores em situação de rua, “o ato é uma resposta ao Estado e ao Município. Temos 450 moradores em situação de rua em Florianópolis e só há 80 colchões para todos. Não tem vagas para todo mundo. A gente quer moradia, quer habitação.”

Prefeitura falta à verdade

Segundo Eduardo Oliveira “a Prefeitura não dá retorno algum, só promete e faz propaganda na mídia e não cumpre com as necessidades, não resolve nenhum dos problemas. Há projetos construídos junto ao CEJA, temos projetos esportivos, e até projetos de inserção no mercado de trabalho.

A Prefeitura gasta milhões de propaganda e não dá retorno, só criou a DOA que nada mais é que uma força tarefa higienista. Alegam que os tapumes são por reforma, e a gente não vê obra nenhuma acontecendo. Santa Catarina é um estado que não tem política alguma para moradores em situação de rua. É muito bonito eles pregarem nas redes sociais que a PMF está dando café da manhã de qualidade, abrigo, tem vagas na casa de atendimento, porque o Centro POP atende só 6 pessoas por dia, quando na rua temos mais de 100. Chega de conversa, aponta.”

O vereador Lino Peres afirmou que “já se formou o Fórum da População em Situação de Rua apontando vários direitos. São semelhantes as situações da população de rua com as dos moradores das ocupações. Tudo é resultado da ausência nacional de políticas de habitação.”

Acompanhe todas as entrevistas que Rosangela Bion de Assis realizou com as imagens de Jana Machado.

Reportagem: Rosangela Bion de Assis e Jana Machado
Imagens: Jana Machado

#Desacato12Anos
#UtopiaEmResistência

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.