Festival de Berlim: Fim da colonização e neocolonialismo na África

0,,17431090_303,00Por Rui Martins.

Concerning Violence é o único filme no Festival de Berlim, que iniciou no dia 06 e que vai até 16 de fevereiro, que retrata o continente africano. Do realizador sueco Hugo Ollson Goeran, Concerning Violence faz uma compilação de reportagens da época da luta pela libertação do colonialismo, nos anos 60 e 70.

Ao mesmo tempo, é uma homenagem ao escritor e ideólogo Franz Fanon, nascido na Martinica, autor do livro Os Condenados da Terra. Fanon viveu uma época na França e teve participação no movimento pela independência da Argélia.

Seus livros foram dos mais vendidos nos anos 60 e eram disputados na antiga livraria Maspero, ponto de encontro de militantes, inclusive brasileiros, no Quartier Latin parisiense. Deve-se a Fanon a expressão Terceiro Mundo.

O filme Concerning Violence, exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim, tem cenas das lutas da Frente de Libertacão de Moçambique (FRELIMO), do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e declarações do líder da Guiné-Bissau, Amilcar Cabral. Mostra também o líder da independência de Burkina Faso, Thomas Sankara, assassinado em 1987.

Logo após a primeira exibição do filme, o diretor Goeran diz qual foi a fonte de sua inspiração. “Eu li o livro de Franz Fanon e fiquei impressionado, pois o texto é fantástico e atualmente se torna ainda mais importante se ler esse livro Os Condenados da Terra, e tentar entender a dinâmica da violência, na perspectiva do colonialismo. E depois de ter lido o livro decidimos fazer o filme baseado no seu texto.”

O filme fala de colonialismo, algo que poderia ter se acabado nas antigas colônias portuguesas, em 1975, com o reconhecimento de suas independências por Portugal. Entretanto, a África, de maneira geral, conhece atualmente outra forma de domínio, o neocolonialismo. O cineasta se preocupa com essa nova realidade vivida pelos países africanos, considerando o neoliberalismo pior que o colonialismo.

Fonte: Brasil de Fato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.