Festival Cinema pela Verdade exibe filmes sobre a ditadura militar

Filme: Hérculos 56

Por Carol Macário.

Entre hoje e amanhã Florianópolis e outras 26 capitais do Brasil recebem o festival “Cinema pela Verdade”, com a exibição de filmes sobre a ditadura militar. O Festival é realizado pelo Instituto Cultura em Movimento em parceria com o Ministério da Justiça, por meio da Comissão de Anistia, e será sediado no Centro de Artes da Udesc (Universidade de Santa Catarina). As exibições são seguidas de debates com a presença de convidados e diretores/realizadores dos filmes.

O documentário “Cidadão Boilesen” (2009), de Chaim Litewski, abre hoje o evento. Apresenta um capítulo subterrâneo dos anos de chumbo no Brasil: o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários. O vídeo mostra ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, com a ditadura militar e acusações de que assistira voluntariamente a sessões de tortura.

Amanhã será exibido “Hércules 56” (2006), de Silvio Da-Rin. Na semana da independência de 1969 o então embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos.

Além da Udesc, a mostra também percorrerá a UFSC (Univerdidade Federal de Santa Catarina) nos dias 18, 19 e 22 de junho, e o Cesusc (Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina), nos dias 20 e 21 de junho.

Serviço

O quê: Festival “Cinema pela Verdade”
Quando: 11 e 12/6, 18h
Onde: Auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes da Udesc, av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis, tel.: 3321-8000
Quanto: Gratuito

Fonte: ND online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here