FARC e governo colombiano chegam a acordo sobre vítimas do conflito

Por Pedro Marin.

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia chegaram a um acordo nesta terça-feira (15) em relação às vítimas do conflito no país.

“Em cumprimento de nosso compromisso de colocar as vítimas no centro do acordo (…), o governo nacional e as Farc acertaram em criar um sistema integral da verdade, justiça, indenização e não repetição da violência”, diz um comunicado da delegação das Farc e representantes do presidente Juan Manuel Santos.

O acordo firmado hoje – considerado um dos pontos mais polêmicos das Conversas de Paz – prevê a criação de uma comissão para o esclarecimento da verdade, o estabelecimento de uma unidade especial de busca de desaparecidos, indenização, pacotes de garantia pela não-repetição do conflito e uma jurisdição especial para a paz.

“A finalidade do sistema mencionado é fazer valer os direitos das vítimas do conflito político, social e armado que vivemos, porque, além de combater a impunidade, oferece a justiça máxima possível para concluir definitivamente um largo confronto armado”, declarou a delegação das FARC-EP em comunicado.

Conversas de paz

Por meio das conversas de paz, iniciadas em 2012, as FARC e o governo colombiano já firmaram acordo sobre 4 dos 6 pontos discutidos: o programa agrário, a questão das drogas ilegais, a participação política dos guerrilheiros e a justiça às vítimas, acordado hoje.

Faltam discutir ainda dois tópicos: o desarmamento da guerrilha e os mecanismos de sanção do acordo. O governo e o grupo guerrilheiro se comprometeram a firmar a paz até o dia 23 de março de 2016.

Foto: Alejandro Ernesto/Efe

Fonte: Revista Opera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.